Topo

Justiça desconsidera urna 7 e Brant vence Eurico em eleição do Vasco

Julio Brant e seu vice, Alexandre Campello, comemoram após apuração - Bruno Braz / UOL Esporte
Julio Brant e seu vice, Alexandre Campello, comemoram após apuração Imagem: Bruno Braz / UOL Esporte

Bruno Braz

Do UOL, no Rio de Janeiro

16/11/2017 12h52

A juíza Maria Cecília Pinto Gonçalves, da 52ª Vara Cívil do Rio de Janeiro, despachou uma liminar onde desconsiderou a urna 7 da eleição do Vasco, que contém 475 votos. Com isto, momentaneamente o candidato de oposição Julio Brant torna-se o vencedor do pleito com Eurico Miranda em segundo lugar.

Vale salientar que trata-se de uma tutela antecipada. Ou seja, uma decisão provisória e ainda cabe recurso por parte da diretoria cruzmaltina.

Decisão judicial sobre urna 7 do Vasco - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

No documento, a magistrada justifica sua posição citando os depoimentos policiais e, principalmente, a não comprovação do pagamento dos sócios: "Com efeito, pelos autos conexos, depreende-se que a despeito do réu se tratar de clube profissional de grande porte, que conta com empresa gerenciadora de seus bancos de dados e cobrança de despesas, o réu não conseguiu, ao menos em um primeiro momento, demonstrar o pagamento efetuado para aquisição dos títulos patrimoniais, bem como das despesas com mensalidades até o prazo previsto no artigo 60 do Estatuto".

A juíza ainda ordena que o presidente da Assembleia Geral do clube, Itamar Ribeiro de Carvalho, convoque a eleição do Conselho Deliberativo sem contar com os 475 votos, o que dá a Julio Brant o direito de indicar 120 conselheiros contra apenas 30 de Eurico. 

Maria Cecília Pinto Gonçalves também obriga Miranda a realizar a lavratura de uma nova ata em 72 horas comunicando a decisão, caso contrário, pagará multa no valor de R$ 50 mil.

A ação foi feita pelo ex-candidato de oposição Fernando Horta com Brant entrando como interessado. No dia da eleição, Horta abriu mão da candidatura e declarou apoio a Julio. 

Alexandre Campello, nomeado como vice-presidente de Julio Brant, vibrou com a decisão no Twitter:

O ídolo vascaíno Edmundo, apoiador declarado de Brant e que participou ativamente da eleição cruzmaltina, foi outro que se manifestou nas redes sociais após a notícia:

Entenda o caso

Houve uma suspeita no elevado número de adesões de sócios entre novembro e dezembro de 2015, último período onde se conseguia obter o título mais barato com direto a voto. A Justiça, então, determinou que a urna 7 fosse separada das outras para posterior análise. Nesta, Eurico teve mais de 90% dos votos. Desconsiderando-a, Julio Brant foi o vencedor do pleito.
 
Durante os dias que se sucederam ao pleito, uma série de denúncias por parte da imprensa e dos próprios sócios evidenciou irregularidades no cadastro e na adesão destas pessoas. O Vasco afirma ter procedido com lisura na eleição. A Justiça, por sua vez, cobra o comprovante de pagamento dos envolvidos. 
 

Eleição do Conselho Deliberativo

A eleição do Vasco é feita de forma indireta. Com isso, após a votação nas urnas, o primeiro colocado indica 120 conselheiros e o segundo, 30. Estes 150 se juntam a outros 150 considerados natos e os 300 votam no novo presidente do clube.