Topo

Presidente do Grêmio apoia projeto para criar estátua de Renato Gaúcho

Ex-jogador e atual treinador do Grêmio j[a brincou mais de uma vez sobre estátua na Arena - Reprodução/Instagram
Ex-jogador e atual treinador do Grêmio j[a brincou mais de uma vez sobre estátua na Arena Imagem: Reprodução/Instagram

Do UOL, em Porto Alegre

25/10/2017 14h46

Renato Gaúcho vai virar estátua na Arena do Grêmio? Se depender do presidente do clube gaúcho, sim. Nesta quarta-feira (25) Romildo Bolzan Jr., mandatário do Tricolor, disse ser favorável ao projeto que planeja eternizar o ex-atacante no estádio. O tema, contudo, depende de aval do Conselho Deliberativo e não avançou desde a proposta feita por torcedores.

Renato voltou a lembrar da estátua antes do jogo diante do Barcelona-EQU, em Guayaquil, na abertura da semifinal da Copa Libertadores. O treinador já havia brincado com o assunto depois do título da Copa do Brasil do ano passado.

"Na verdade, no Grêmio tem um procedimento interno para (se) fazer estatuas ou para eternizar símbolos, mas independente da questão de formalidades, o Renato já merecia uma estáuua há bastante tempo.... Eu sou a favor de concessão também para outros da história do Grêmio, como Lupicínio Rodrigues (compositor que escreveu o hino do clube)", disse Romildo ao Sportv.  "O Grêmio pode sim fazer uma homenagem grande, mas também de outros grandes símbolos. Eternizar muitos vultos da nossa história que foram importantes e vai fazer o título, dar essa eternidade ao Renato também", completou depois.

Em agosto, Renato compareceu a uma entrevista coletiva carregando um busto. À época, o treinador brincou que aquele era o primeiro pedaço da estátua.

Em março, um grupo de torcedores se organizou pela internet e começou o processo de criação de uma peça em tamanho real do ídolo dos gremistas. O projeto, apresentado ao Grêmio, prevê instalação da estátua na esplanada da Arena. O sonho, contudo, é que o local possa ser no campo. Atrás de um dos gols.