Clube alemão demite dirigente que fez saudação nazista em entrevista
O futebol é sempre um espelho da sociedade: quando surge uma onda de intolerância, é natural que os clubes da região sejam impactados. Esse foi o caso do Teutonia 05, um clube de Hamburgo na quinta divisão da Alemanha, que teve que demitir um dirigente por usar uma saudação nazista.
Bert Ehm, de 70 anos, proferiu a expressão “Sieg Heil” em coletiva à imprensa. A frase significa apenas “salve a vitória”, mas não pode ser separada de seu contexto, já que foi muito utilizada nos primórdios do regime nazista e no início do Terceiro Reich. Posteriormente, deu origem ao famoso “Heil Hitler” (salve Hitler).
A saudação ainda é adotada por grupos da extrema-direita alemã nos tempos atuais. Bert foi técnico do Teutonia por anos, mas vinha exercendo a função de dirigente. Segundo o diretor Diddo Ramman, o clube não protege atitudes “racistas, fascistas ou ultranacionalistas, pois não há lugar na sociedade, no esporte, e na pacífica coexistência exercida no Teutonia 05”.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.