PUBLICIDADE
Topo

Futebol

Botafogo contesta mudança de data do jogo entre Vasco e Grêmio

Do UOL, em São Paulo

30/08/2017 21h51

O Botafogo contestou a mudança da data do jogo entre Vasco e Grêmio pela 23ª rodada do Campeonato Brasileiro. Marcado inicialmente para o dia 10 de setembro, o duelo foi antecipado em um dia por motivos de segurança, pois seria realizado no Rio de Janeiro no mesmo dia em que o Botafogo enfrentará o Flamengo.

A irritação do clube carioca tem outro motivo: na quarta-feira seguinte, dia 13, o Grêmio será o adversário do Botafogo pelas quartas de final da Copa Libertadores. Por conta do adiantamento da partida dos gaúchos no fim de semana, os cariocas terão um dia inteiro a menos de descanso para a decisão do torneio continental.

Em seu site oficial, o Botafogo publicou uma carta direcionada a Manoel Flores, diretor de competições da confederação, solicitando a manutenção da programação original da 23ª rodada do Brasileiro.

Confira a íntegra do comunicado:

Prezado Sr. Manoel Flores,

O BOTAFOGO DE FUTEBOL E REGATAS (“BOTAFOGO” ou “Clube”) vem, por meio do presente, manifestar o inconformismo do Clube com a atitude promovida hoje pela CBF, antecipando a data da partida entre Vasco da Gama e Grêmio/RS, anteriormente programada para o dia 10/09, às 16:00h, para o dia 09/09, às 18:00h.

Cumpre ressaltar que o BOTAFOGO disputará contra o Grêmio/RS, na quarta-feira subsequente ao desenrolar da 23ª rodada do Campeonato Brasileiro, ou seja, no dia 13/09, partida válida pelas Quartas de Final da Copa Libertadores, competição continental de suma importância para as agremiações que, ao lado do Santos/SP, seguem representando o futebol brasileiro no mais importante torneio internacional das Américas.

Por conta exatamente da Copa Libertadores, não resta dúvida de que a medida implementada pela CBF, no sentido de antecipar o jogo do Grêmio/RS, acarretará em enorme prejuízo aos interesses do BOTAFOGO, eis que disputará contra o Flamengo jogo válido pela mesma rodada do Campeonato Brasileiro às 19:00h do dia 10/09, mais de 24 horas após o início da partida entre Vasco da Gama x Grêmio/RS.

Não existe nenhuma razão de segurança ou força maior que possa justificar tal movimento por parte da CBF, já que a partida entre Vasco da Gama x Grêmio, mesmo que confirmada para o Estádio de São Januário, será disputada sem a presença das respectivas torcidas, considerando punição imposta pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva ao Vasco da Gama. Desta forma, não teremos a circulação de três distintas torcidas na cidade do Rio de Janeiro no dia 10/09, fato que poderia sugerir, sem adentrar no mérito da questão, uma preocupação da organização da competição ou do Poder Público.

Desta maneira, o BOTAFOGO solicita que a CBF deixe de promover a alteração publicada na data de hoje com relação ao jogo entre Vasco da Gama x Grêmio/RS, mantendo a programação original prevista para que as duas partidas sejam disputadas no dia 10/09, garantindo o equilíbrio e a isonomia em relação ao confronto entre as duas agremiações no âmbito da Copa Libertadores.

Em situação extrema, considerando uma eventual manutenção da decisão que antecipou o jogo entre Vasco da Gama x Grêmio/RS para o dia 09/09, o BOTAFOGO solicita que o jogo contra o Flamengo seja antecipado para as 17:00h do dia 10/09.

Botafogo de Futebol e Regatas

 

Futebol