Grêmio amplia busca por jovens e adota peneira digital
A peneira, tradicional avaliação de garotos nos clubes de futebol, evoluiu. E no Grêmio virou até digital. Desde junho, o clube gaúcho avalia jovens jogadores também de forma online, com o PSAV (Processo Seletivo por Análise de Vídeo). Nele, o candidato envia vídeo por e-mail, é analisado pelos profissionais do Tricolor e, se agradar, é chamado para testes presenciais.
O processo visa ampliar as ferramentas de captação para todos os times da base.
“Muita gente ligava para o clube e dizia que queria passar pela avaliação, mas não tinha condições de ir até o local. A gente pedia para mandar um vídeo por e-mail e tal, mas decidimos ampliar o leque e buscar públicos diferentes. Não ficar restrito só a quem falava com a gente”, conta Paulo Araújo Ranieri, supervisor de avaliação e captação do Grêmio.
Em dois meses, o Grêmio já recebeu mais de mil inscrições. Elas englobam todas as categorias, desde o sub-9 até o sub-20.
De acordo com dados do clube, 53% dos vídeos enviados até agora vieram de São Paulo e Rio de Janeiro. Também há registro de inscrição em estados da região norte, nordeste e centro-oeste. O Rio Grande do Sul concentra 25% do material recebido e Santa Catarina rendeu 10%.
O processo já rendeu convite a 50 meninos. Eles seguirão a avaliação em testes no CT Hélio Dourado, em Eldorado do Sul – região metropolitana de Porto Alegre. Caso sejam aprovados na etapa presencial, entram para a base do Grêmio.
Para participar, o candidato tem que seguir parâmetros na produção do vídeo. As imagens não podem ser de baixa resolução e deverão ter limite máximo de cinco minutos. O conteúdo deve mostrar atleta em jogo, com marcações no gramado e traves – além de uniforme legível. Não são avaliados os materiais que mostram interessado de forma isolada, como fazendo embaixadinha ou conclusão a gol. Em caso de idade inferior aos 13 anos, a preferência é por registros de futsal. Outra exigência é que não haja vínculo com nenhum clube.
Nas primeiras semanas do PSAV um dos aprovados foi contatado. Mas tinha vínculo com o Corinthians e diante do cenário, o Grêmio descartou prosseguimento com avaliação.
No mesmo e-mail onde o vídeo é anexado, é preciso constar uma ficha técnica, com dados para cadastro. A avaliação leva em conta aspectos técnicos e táticos. Os avaliadores assistem aos vídeos e depois, entram em contato com a família ou responsável. Aí, então, vem o convite para o teste nas instalações do clube.
“Esse projeto já está fixado no clube. É uma ferramenta de captação efetiva”, aponta Ranieri.
Para participar do PSAV é preciso enviar e-mail para mandeseuvideo@gremio.net. Mais detalhes sobre os critérios do vídeo e os dados cadastrais podem ser obtidos no site do clube.
Além da peneira online, o Grêmio segue com avaliações presenciais e em outros estados. Em setembro, o clube e escolas parceiras realizarão cinco etapas de testes. Em Macaé, Santa Cruz do Sul, Vilhena (RO), Alegrete e Cruz Alta. Em outubro a busca chega a Caxias do Sul, Campos Novos (SC) e Triunfo (RS). Em novembro haverá período em São Paulo. A agenda completa também está disponível no site do Tricolor.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.