Topo

Portugal vence Rússia com gol de CR7 e fica a um empate da classificação

Cristiano Ronaldo entrega jaqueta para criança com deficiência física antes da partida entre Portugal e Rússia - Ian Walton/Getty Images - Ian Walton/Getty Images
Imagem: Ian Walton/Getty Images

Do UOL, em São Paulo

21/06/2017 13h52

Classificação e Jogos

Em uma tarde em que jogou para o gasto, a seleção de Portugal venceu a Rússia e se aproximou da classificação para a semifinal da Copa das Confederações. Nesta quarta-feira (21), os comandados de Fernando Santos venceram por 1 a 0, gol de Cristiano Ronaldo.

A vitória leva Portugal aos quatro pontos, enquanto a Rússia fica com três. Para avançar para a próxima fase, a seleção portuguesa precisará apenas de um empate contra a Nova Zelândia na última rodada para se classificar sem depender de outros resultados.

A próxima rodada do Grupo A será no próximo sábado (24), às 12h. Portugal enfrentará a Nova Zelândia, enquanto a Rússia terá o México pela frente.

Portugal sai na frente com gol-relâmpago

Cristiano Ronaldo comemora após marcar para Portugal contra a Rússia - AP Photo/Ivan Sekretarev - AP Photo/Ivan Sekretarev
Imagem: AP Photo/Ivan Sekretarev

Portugal precisou de apenas sete minutos para se impor diante da dona da casa. Após cruzamento de Raphaël Guerreiro, Cristiano Ronaldo subiu mais que a defesa para cabecear firme e superar o goleiro Akinfeev, abrindo o placar para a seleção portuguesa.

Portugal obriga goleiro russo a trabalhar em jogo 100

Akinfeev faz grande defesa após cabeçada de André Silva, na partida entre Portugal e Rússia - REUTERS/Darren Staples - REUTERS/Darren Staples
Imagem: REUTERS/Darren Staples

Em seu centésimo jogo com a camisa da seleção russa, o goleiro Akinfeev teve trabalho para parar o ataque de Portugal. Depois do gol, o primeiro grande trabalho do arqueiro foi aos 31 minutos da primeira etapa. Com um drible rápido, Cristiano Ronaldo se livrou da marcação e soltou a bomba, obrigando Akinfeev a fazer boa defesa.

No segundo tempo, mais duas chances: aos 4, Cédric cruzou e André Silva cabeceou no contrapé e obrigou Akinfeev a se esticar todo para fazer grande defesa. Aos 13 minutos, Cédric chutou uma bola cheia de efeito de fora da área, parando em mais uma defesa do goleiro.

Rússia sufoca, mas nada cria

Depois das chances perdidas por Portugal para ampliar o marcador, a Rússia começou a sair mais para o jogo. Apesar do controle da posse de bola e das tentativas de cruzamento para a área, a dona da casa mal conseguiu assustar Rui Patrício.

As melhores chances saíram nos minutos finais. Primeiro, um cruzamento despretensioso da esquerda fez com que Rui Patrício se esticasse para evitar o gol. No escanteio na sequência, Dzhikiya cabeceou por cima do travessão.

Cristiano Ronaldo e criança

Antes de a bola rolar, Cristiano Ronaldo fez a alegria de uma criança com deficiência física. A menina entrou de mãos dadas com ele até o centro do gramado. Após a execução dos hinos nacionais, o português ainda entregou sua jaqueta a ela, que sorria a todo instante.