Topo

Grêmio negocia atacante com ABC e 'compensação' gera disputa com Inter

Jonathan, com 16 anos, é disputado pro Inter e Grêmio após bons jogos no ABC-RN - Divulgação/ABC
Jonathan, com 16 anos, é disputado pro Inter e Grêmio após bons jogos no ABC-RN Imagem: Divulgação/ABC

Jeremias Wernek e Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

19/06/2017 12h18

Grêmio e ABC-RN estão envolvidos em uma negociação que tem o Internacional também como participante. O centroavante Lucas Coelho, de 22 anos, é alvo dos potiguares por empréstimo. E como 'compensação' o Tricolor pediu o jovem volante Jonathan, de 16 anos, considerado principal promessa do clube de lá. O problema é que o jogador já negociava com o Internacional.

A negociação de Jonatha pegou o próprio, e seu agente, Diogo Silva, da empresa WebSoccer, de surpresa. Negociando com o Colorado há algum tempo, o atleta e o agente não sabiam do interesse gremista ou mesmo do acordo que o ABC-RN desenhou.

"Todos foram pegos de surpresa", afirmou o procurador ao UOL Esporte. "A negociação foi feita pelo presidente do clube, Judas Tadeu, sem consultar o jogador ou nós que cuidamos da carreira dele. E já temos uma negociação em curso com o Inter, que estava por se encaminhar... Agora temos um impasse", completou.

Mesmo com apenas 16 anos, Jonathan já é parte do elenco principal do ABC-RN. Foi titular, por exemplo, na partida contra o São Paulo pela Copa do Brasil. Além de ter feito outros jogos com pelo Estadual.

O molde de negociação proposto pelo Grêmio é o mesmo que levou jogadores como Walace ao clube. Ceder seu jogador e pegar por empréstimo atleta de base com direitos fixados. No Inter, a negociação que se desenhava também era um empréstimo com direitos fixados para compra ao fim do período.

O representante do atleta não descarta a chance de acordo com o Grêmio, mas imagina que a negociação precise ser refeita. "Ou o ABC acerta a liberação de outro jogador ao Grêmio, ou vamos ter que recomeçar a negociação. Da forma correta que ela deve ser feita", finalizou.

O Grêmio admite tratativas para ceder Lucas Coelho. Já o Internacional não se manifesta oficialmente sobre qualquer negócio. 

Coelho tem 22 anos e subiu muito cedo ao principal do Tricolor. Desde 2013, quando tinha apenas 18 anos, já disputa partidas com certa regularidade. No ano passado esteve emprestado ao Avaí, que até tentou sua permanência no começo deste ano mas não obteve sucesso. Atualmente ele trabalha no time de transição à espera de oportunidades.