Topo

Com Lucas e David Luiz, seleção dos mais caros teria só 5 titulares de Tite

BEN STANSALL/AFP
Imagem: BEN STANSALL/AFP

Do UOL, em São Paulo

27/03/2017 04h00

O técnico Tite achou a escalação ideal da seleção brasileira, com Miranda e Marquinhos no miolo de zaga, Renato Augusto e Paulinho no centro do campo e Neymar e Gabriel Jesus comandando as ações pelo ataque. É o time que dei liga para o treinador, mas não é o grupo de jogadores mais valiosos que o treinador poderia colocar em campo.

Considerando o valor de mercado dos atletas brasileiros (segundo o site especializado TransferMarkt), a escalação mais cara de jogadores brasileiros seria mais de 50% diferente daquela que colocou o país na liderança das Eliminatórias. Com seis nomes diferenes, as mudanças iriam do gol ao ataque.

Goleiro: Ederson (Benfica)
Ederson Santana em lance de partida do Benfica - Xinhua/Pedro Mer - Xinhua/Pedro Mer
Imagem: Xinhua/Pedro Mer

No gol, o jogador verde-amarelo mais caro do momento é Ederson, atual reserva de Tite. Cobiçado por Pep Guardiola e Manchester City, o jogador do Benfica, de Portugal, é avaliado em 12 milhões de euros – o valor, porém, é mais baixo do que os rumores que a imprensa europeia anda publicando sobre o jogador, que dão conta que o Benfica pede ao menos 35 milhões para liberar o atleta.

Enquanto isso, a avaliação de Alison, titular absoluto do técnico gaúcho, é bem mais baixa. Reserva na Roma, o goleiro revelado pelo Internacional tem, atualmente, valor de mercado de 7 milhões de euros – o gaúcho, porém, ainda estaria à frente de Diego Alves, do Valencia, goleiro brasileiro de maior destaque nos últimos anos na Europa.

Lateral direita: Fabinho (Monaco)
Fabinho, lateral direito do Monaco, em ação durante partida da Liga dos Campeões, contra a Juventus - Michel Euler/AP Photo - Michel Euler/AP Photo
Imagem: Michel Euler/AP Photo

Desde o início da temporada, Fabinho tem sido um dos destaques do Monaco jogando no meio-campo. Mas como é lateral direito de origem, ele seria o titular da seleção de valor de mercado do Brasil, com avaliação de 20 milhões de euros. Outra opção seria Danilo, do Real Madrid, que vale 16 milhões de euros – apesar de nunca ter se firmado no time espanhol.

Daniel Alves, o eleito de Tite, seria apenas fica bem atrás: aos 33 anos, ele vale hoje 6 milhões de euros, menos do que Bruno Peres, ex-Santos e hoje na Roma,  avaliado em 13 milhões, e Mariano, ex-Fluminense e jogador do Sevilla, que vale oito milhões, por exemplo.

Zaga: Marquinhos (PSG) e David Luiz (Chelsea)
David Luiz tem dado segurança ao setor defensivo do Chelsea - Reuters / Toby Melville - Reuters / Toby Melville
Imagem: Reuters / Toby Melville

Enquanto Tite escala Miranda ao lado de Marquinhos, deixa de fora até mesmo das convocações o segundo zagueiro mais valorizado do país no momento. Se Marquinhos, do PSG, vale 32 milhões de euros, David Luiz, do Chelsea, está perto, avaliado em 30 milhões. São 16 milhões a mais do que o valor de mercado do jogador da Inter de Milão.

Thiago Silva é o terceiro zagueiro da lista de Tite e na avaliação de mercado, com 16 milhões, mas o quarto nome da defesa, o ex-corintiano Gil, hoje no Shandong Luneng, está bem atrás. Avaliado em 6,6 milhões, ele é apenas o 11º zagueiro mais valorizado do país, atrás de Gabriel Paulista (Arsenal – 12 mi), Jemerson (Monaco – 11 mi), Maicon (São Paulo  - 8 mi), Felipe (Porto – 8 mi), Wallace (Lazio – 8 mi) e Juan Jesus (7,5 mi).

Lateral esquerda: Marcelo (Real Madrid)
Marcelo tenta uma jogada para o Real Madrid contra o Athletic Bilbao - Alvaro Barrientos/AP Photos - Alvaro Barrientos/AP Photos
Imagem: Alvaro Barrientos/AP Photos

O lado esquerdo de Tite tem dono e poucos questionam a titularidade de Marcelo, do Real. Avaliado em 32 milhões de euros, ele é um dos três jogadores da posição melhor avaliados pelo site especializado. Mas ele não está assim tão longe do segundo colocado da lista. E esse jogador não é Filipe Luís, o escolhido de Tite para jogar sempre que Marcelo está fora.

Jogador da Juventus, Alex Sandro, ex-Santos, tem valor de mercado de 30 milhões de euros, graças a uma temporada estelar pelo clube italiano. Enquanto isso, Filipe Luís, do Atlético de Madri, é avaliado em 22 milhões.

Volante: Casemiro (Real Madrid)
Casemiro e Cristiano Ronaldo se abraçam em comemoração de gol pelo Real Madrid - Sergio Perez/Reuters - Sergio Perez/Reuters
Imagem: Sergio Perez/Reuters

Outra posição em que a disputa pelo maior valor é mais acirrada do que a luta por uma vaga no time de Tite é a de volante. Casemiro, volante do Real avaliado em 25 milhões de euros. É o mesmo valor de Fernandinho, do Manchester City, que vem sido convocado por Tite como reserva imediato do ex-jogador do São Paulo. Outras duas opções para Tite seriam Allan (16 milhões), do Napoli, e até Luiz Gustavo (14 mi), do Wolfsburg.

Meio-campo: Neymar (Barcelona), Willian (Chelsea), Coutinho (Liverpool) e Lucas (PSG)
Lucas durante partida do PSG - Jacques Brinon - Jacques Brinon
Imagem: Jacques Brinon

Montar a linha de quatro meio-campistas é quase um quebra-cabeças para um técnico de verdade. É preciso saber quais jogadores trazem uma dinâmica de jogo equilibrada, quem pode trabalhar defensivamente para a equipe e ainda auxiliar na armação de jogadas – como fez Paulinho nos três gols contra o Uruguai. Olhando apenas os valores, porém, seria simples escolher.

O Brasil tem quatro jogadores ofensivos de meio-campo avaliados em mais de 30 milhões de euros que formariam o quarteto: Neymar (100 mi), do Barcelona, Philippe Coutinho (40 mi), do Liverpool, Lucas Moura (37 mi), do PSG, e Willian (32 mi), do Chelsea. Os quatro, porém, atuam mais pelo lado de campo, com Willian e Coutinho sendo usado como peças centrais apenas eventualmente por suas equipes.

Enquanto isso, os eleitos de Tite, Renato Augusto e Paulinho, ficam bem atrás. Paulinho, do Guanzhou, vale 10 milhões de euros, enquanto Renato, do Beijing Guoan, é avaliado em 7,5 milhões. Os dois estão fora do top-40 dos jogadores brasileiros com maior valor de mercado.

Ataque: Roberto Firmino (Liverpool)
Roberto Firmino comemora o segundo gol do Liverpool contra o Stoke City - Paul Ellis/AFP - Paul Ellis/AFP
Imagem: Paul Ellis/AFP

A última mudança aconteceria no comando de ataque. Aos 19 anos, Gabriel Jesus foi a grande novidade que Tite trouxe para a seleção brasileira e, em seis jogos, marcou seis gols com a camisa amarela. Mas como chegou recentemente à Inglaterra, sua avaliação ainda é discreta: o atacante do Manchester City vale “apenas” 25 milhões de euros.

Seu reserva na seleção, Roberto Firmino, está bem à frente. O atacante do Liverpool vale 35 milhões. Outras opções são surpreendentes: Ricardo Goulart, Guanzhou, e Luan, do Grêmio, valem 12 milhões e são os jogadores que atuam pelo centro do ataque melhor posicionados no ranking de valor de mercado do TransferMarkt após a dupla de Tite.