Topo

Ex-Santos supera inglês e se torna o jogador mais velho da história

Kazu Miura entrou em campo com 50 anos e 7 dias, quebrando recorde de Stanley Matthews - Fifa
Kazu Miura entrou em campo com 50 anos e 7 dias, quebrando recorde de Stanley Matthews Imagem: Fifa

Do UOL, em São Paulo

06/03/2017 09h10

O atacante Kazu Miura se tornou o jogador mais velho a disputar uma partida profissional. Ex-jogador do Santos na década de 80, Kazu entrou em campo pelo Yokohama FC contra o V Varen Nagasaki com 50 anos e sete dias. Com isso, o meia quebrou o recorde que pertencia a Stanley Matthews, que jogou no futebol inglês na década de 60.

Sobre ter ultrapassado Stanley Matthews, Kazu exaltou o concorrente. Ponta-direita, Matthews defendeu a seleção inglesa (11 gols em 54 jogos), e jogou nos times do Stoke City e Blackpool.

“Eu posso ter ultrapassado o Matthews em longevidade, mas nunca vou alcançar as estatísticas da carreira dele”, disse.

Kazu está em sua 32ª temporada na segunda divisão do Japão. Kazu disputou 20 partidas pelo Yokohama FC em 2016 e marcou dois gols. O atacante joga pelo Yokohama FC desde 2005.

O feito de Kazu foi celebrado pela Fifa. “Kazu Miura superou a lenda em longevidade Stanley Matthews, jogando profissionalmente com 50 anos e 7 dias”, escreveu a entidade. 

Começo da carreira no Brasil

Kazu Miura, atleta do Santos nos anos 80 - Reprodução - Reprodução
Kazu defendeu o Santos na década de 1980
Imagem: Reprodução

Aos 15 anos, Kazu desembarcou no Brasil com a missão de ser um jogador profissional. Ele entendia que no “País do Futebol” aprenderia os conceitos do futebol. Foram sete anos no país. Ele teve passagens pelo Juventus, XV de Jaú. Em 1986, Kazu se transferiu para o Santos. Ele retornou ao time da Vila em 1990.

“Como jogador de futebol no Brasil, aprendi a ter alto padrão moral e nunca se acomodar com o nível que você alcançou”, disse à Fifa, em fevereiro.

Kazu voltou ao Japão em 1990. Famoso no país, ele atuou na seleção japonesa e estava no grupo que disputaria a Copa de 94, mas o país não se classificou. Quatro anos depois, Kazu amargou o fato de ter ficado fora da lista dos 22 jogadores para o Mundial na França.

KAZU MARCA BELO GOL AOS 49 ANOS NO JAPÃO