Topo

Sócio do Barça pede que Federação Espanhola não reconheça 4 títulos do Real

AP Photo/Manu Fernandez
Imagem: AP Photo/Manu Fernandez

Do UOL, em São Paulo

24/02/2017 11h52

Um sócio do Barcelona está pedindo junto à Federação Espanhola de Futebol que quatro títulos do Real Madrid na Copa do Rei sejam retirados por considerar que os “campeonatos entre 1903 e 1909 não são legítimos, pois não eram organizados pela Federação”. A história foi publicada pelo jornal catalão Sport.

O jornal relata que o sócio Joaquim Molins, apresentou um documento à Federação Espanhola de Futebol solicitando que sejam retirados quatro títulos da Copa do Rei do Real Madrid.

Os títulos que Joaquim Molins pede para que sejam invalidados foram conquistados entre 1903 e 1909 e o sócio ressalta que o pedido é baseado na decisão da Federação Espanhola de que são apenas válidos os campeonatos organizados pela Federação.

Molins tem como base outros casos não reconhecimento de títulos de competições não organizadas pela entidade, como aconteceu com o título do Levante da Copa do Presidente da República, de 1937, e com o Campeonato da Liga de 1937, vencido pelo Barcelona. Nesses casos, a Federação considerou que para que uma competição seja oficial, precisa ser organizada pela federação nacional do país em que é disputada e que é reconhecida pela Fifa.

O sócio entende que “os campeonatos disputados antes da criação da Federação Espanhola, em 1909, não podem ser considerados, a partir de nenhum conceito, como oficiais”.