Topo

'Novo Busquets' tem só 21 anos e comanda meio do Borussia; veja lances

Do UOL, em São Paulo

16/02/2017 04h00

Ele tem só 21 anos, mas quem o vê em campo tende a achar que sua experiência é maior. Segurança e personalidade se misturam ao talento de Julian Weigl, volante do Borussia Dortmund que cada dia desperta mais interesse dos maiores clubes do mundo. Seu apelido diz muito sobre o potencial que enxergam nele: o "novo Busquets", em referência ao experiente jogador do Barcelona.

Weigl chegou ao Borussia em 2015 e logo se tornou titular. Não saiu mais do time. Já são mais de 80 partidas oficiais pelo clube. Os números apontam uma taxa de acerto de passes superior a 90%, e não são apenas “passes para o lado”, algo comum entre os volantes que atuam logo à frente dos zagueiros.

Como mostra o vídeo acima, Weigl tem como virtudes a precisão nos lançamentos longos e a saída rápida de bola, com ligações diretas para os atacantes. Ele não se aproxima muito da área adversária, mas boa parte das jogadas ofensivas começam em seus pés.

No ano passado, ciente do crescente interesse de outros clubes, o Borussia deu um aumento salarial a Weigl, que passou a ganhar três vezes mais (cerca de R$ 900 mil mensais). Isso aconteceu pouco depois de seu único gol como profissional: contra o Sporting de Lisboa, pela Liga dos Campeões, ele ganhou uma dividida, driblou um marcador e chutou da entrada da área no canto do goleiro.

Com 1,86m e 72 kg, Weigl já foi questionado em sua carreira por não ser tão forte fisicamente para a função de primeiro volante. Ele já mostrou que isso não é problema em campo, embora tente ganhar um pouco mais de massa muscular.

“Posso comer tudo que eu quiser e meu peso não muda. Algumas pessoas invejam isso, mas para mim não é o ideal”, contou o jogador ao site oficial do Borussia.

A seleção alemã também já faz parte de sua vida. Weigl estreou pela seleção principal em 2016 e foi convocado para a última Eurocopa, embora não tenha entrado em campo no torneio continental. Mas os alemães podem ficar animados: eles devem ter um bom volante por um longo período.