Topo

Torcedores do Lyon abrem bandeira sexista e causam polêmica em jogo

Torcedores do  Olympique de Lyon abrem bandeira sexista na arquibancada e provocam polêmica na web. - Reprodução/Canal + Sport
Torcedores do Olympique de Lyon abrem bandeira sexista na arquibancada e provocam polêmica na web. Imagem: Reprodução/Canal + Sport

Do UOL, em São Paulo

28/01/2017 17h34

Um gesto de alguns torcedores do Olympique de Lyon durante confronto contra Lille pela 22ª rodada do Campeonato Francês está dando o que falar nas mídias sociais neste sábado (28): eles abriram uma bandeira com um desenho estilizado de uma mulher e uma seta, apontando para a "cozinha". Em outra, desfraldada ao lado, aparecia a imagem de um homem com uma seta apontando para o "estádio".

O episódio aconteceu no Parc OL, estádio novo do Lyon inaugurado ano passado. As imagens causaram polêmica. Foram consideradas sexistas e misóginas por várias pessoas que assistiam à partida, que protestaram na web contra os torcedores, o time e o canal francês de televisão "Canal + Sport", que transmitia o jogo e mostrou as bandeiras ao vivo.

No Twitter a torcedora Dominique Crochu, por exemplo, lamentou o ocorrido e a falta de controle das bandeiras exibidas no estádio. 

De acordo com o diário esportivo francês L'Équipe, essa não é a primeira vez que as bandeiras aparecem na torcida do time francês. No Estádio de Gerland, antiga casa do Lyon, elas já tinham sido levantadas algumas vezes. Seriam uma ironia da torcida em relação a comentários do ex-jogador e conselheiro da presidência do clube Bernard Lacombe, que em 2013 afirmou que se recusava a discutir futebol com mulheres. 

A bandeira é ainda mais surpreendente por que o time feminino do Lyon vai melhor que o masculino e é destaque em campeonatos europeus e nacionais.

O Lyon perdeu o confronto contra o Lille por 2 a 1. Com o resultado, o time segue na quarta posição na tabela, oito pontos atrás do Paris Saint-Germain.