Topo

Clubes rebatem Fifa: "era o mundial que existia, só não era patrocinado"

Renato Gaúcho comemora gol do Grêmio na conquista de Mundial sobre o Hamburgo - Jurandir Souza da Silveira/Divulgação/Grêmio
Renato Gaúcho comemora gol do Grêmio na conquista de Mundial sobre o Hamburgo Imagem: Jurandir Souza da Silveira/Divulgação/Grêmio

Do UOL, em São Paulo

27/01/2017 17h02

Os clubes brasileiros rebateram a posição da Fifa a respeito de quais times são campeões mundiais. Em contato com o UOL Esporte nesta sexta-feira (27), dois dos times "prejudicados" pelo posicionamento da entidade máxima do futebol mantiveram a posição de que são, sim, campeões mundiais - queira ou não a federação.

O Grêmio foi o mais veemente ao comentar o caso. "Essa situação não nos retira nada do título. A disputa foi intercontinental, era a modalidade que existia na época. Sempre se vendeu como uma final interclubes, era o mundial que existia, só não era patrocinado pela Fifa, o que não faz diferença alguma. Não muda em nada o sentimento dos gremistas quanto a nossa conquista de 1983", disse o presidente gremista, Romildo Bolzan Júnior.

Campeão mundial dois anos antes do Grêmio, com vitória sobre o Liverpool, o Flamengo também ignorou a posição da Fifa.

"O posicionamento da Fifa não muda os fatos: o Flamengo é campeão mundial de 1981, assim como é o campeão brasileiro de 1987", afirmou o clube rubro-negro.

São Paulo, bi da antiga versão em 1992 e 1993 e campeão da nova em 2005, foi o outro a responder os questionamentos do UOL Esporte, porém declarou que "não irá se manifestar".

O Santos, bi em 1962 e 63, informou "que até o momento não foi oficiado pela Fifa em relação a este assunto, para conhecer os critérios adotados pela entidade. De qualquer maneira o cube entende que as conquistas realizadas à época terá sempre a relevância e a mesma importância histórica no cenário do futebol mundial".

Campeão da Copa Rio, em 1951, o Palmeiras não respondeu à reportagem a respeito do tema polêmico.

A postura da Fifa foi estabelecida em um comunicado ao jornal "Estado de S. Paulo", determinando que apenas os vencedores do Mundial de Clubes organizado pela federação são considerados como mundiais oficiais. Desta forma, Corinthians, São Paulo e Internacional seriam os únicos campeões mundiais do Brasil.