Topo

Federação Espanhola anuncia Julen Lopetegui como novo técnico da seleção

Julen Lopetegui é anunciado como novo treinador da Espanha - Reprodução/Twitter
Julen Lopetegui é anunciado como novo treinador da Espanha Imagem: Reprodução/Twitter

Do UOL, em São Paulo

21/07/2016 09h55

A Real Federação Espanhola de Futebol (RFEF, na sigla) anunciou nesta quinta-feira (21) o novo técnico da seleção nacional. O escolhido para a vaga de Vicente del Bosque, que pediu demissão após a Eurocopa, é o treinador Julen Lopetegui, que estava à frente do Porto na última temporada. A apresentação oficial acontecerá ainda hoje.

O treinador já era um velho conhecido da Federação Espanhola. De 2010 a 2014, Lopetegui alternou-se no comando das seleções de base do país, quando optou por deixar o cargo para assumir o posto de treinador do Porto. Contudo, após quase dois anos no clube português, Lopetegui foi demitido por conta dos resultados negativos, que causaram questionamentos entre torcedores e dirigentes. Desde o início deste ano o treinador estava desempregado.

Em coletiva de imprensa concedida nesta quinta, Lopetegui celebrou a oportunidade de assumir o comando da seleção nacional pelos próximos dois anos e ressaltou que usará a experiência obtida no clube português para maximizar seus resultados à frente da Espanha.

“O presidente me chamou e estou muito feliz e orgulhoso. Conheço muitos jogadores das divisões inferiores. Temos muita qualidade nesta geração. Gostaria de reiterar meu agradecimento pela confiança e pela oportunidade de liderar a seleção, algo que me enche de orgulho e responsabilidade. Tive uma experiência de máxima exigência no Porto e espero usar essa situação para tomar as melhores decisões”, explicou o treinador.

Ainda segundo o treinador, o momento da seleção espanhola, que foi eliminada da Eurocopa, permite que ele faça ajustes em alguns detalhes que foram identificados pela Federação Espanhola. Contudo, Lopetegui descarta a possibilidade de uma reformulação total no elenco que disputou as últimas competições pelo país.

“A base está clara. Existem jogadores na plenitude (de sua forma) e seguramente aparecerão outros. Não vai haver uma revolução, sim uma transição. Qualquer espanhol que estiver disponível para nós (poderá ser convocado), mas este não é o momento (de debater a questão). Veremos como estarão os jogadores na hora de fazer a convocação”, salientou Lopetegui.

Por fim, o treinador ainda explicou que recusou uma proposta do futebol inglês para assumir o comando da seleção nacional.

“O Wolverhampton havia  apostado em mim, mas quando apareceu a seleção, não havia mais nada para mim”, concluiu o técnico.

Lopetegui teve carreira no futebol como goleiro e chegou a atuar por Real Madrid e Barcelona. Entretanto, seu período de maior destaque foi defendendo a meta do Rayo Vallecano, clube onde encerrou a carreira após ser rebaixado em 2002.

Como atleta, Lopetegui também teve passagem pela seleção espanhola. O goleiro foi suplente de Zubizarreta na Copa do Mundo de 1994, disputada nos Estados Unidos. A Espanha acabaria eliminada nas quartas de final do torneio ao perder para a Itália por 2 a 1.