Topo

Jean Chera nega aposentadoria e diz que volta ao futebol após filho nascer

Jean Chera em ação em treino da Portuguesa Santista, em maio passado - Ugo Soares/UOL
Jean Chera em ação em treino da Portuguesa Santista, em maio passado Imagem: Ugo Soares/UOL

Adriano Wilkson e Diego Salgado

Do UOL, em São Paulo

19/07/2016 07h54

O meio-campista Jean Chera explicou, ao menos parcialmente, o motivo de ter abandonado o tratamento de uma lesão no tornozelo há algumas semanas. De acordo com o jogador, que já foi considerado uma grande promessa da base santista, ele apenas deu uma pausa nas suas atividades para ver seu segundo filho nascer.

A criança deve vir ao mundo no dia 15 de agosto. Jean, de 21 anos, pretende acompanhar o parto ao lado da esposa e depois "curtir um pouco" o bebê em uma chácara da família em Mato Grosso, seu Estado natal.

Nesse meio tempo, ele terá de resolver sua questão contratual. Seu vínculo com o Santos, clube que o revelou e lhe deu uma segunda chance no ano passado, valeria até o fim do ano, mas ainda não se sabe se será cumprido até o fim.

O que parece certo é que o meia não jogará mais pela Portuguesa Santista, time para o qual estava emprestado e no qual vinha atuando. A comissão técnica do clube não vê mais como poderia utilizar o jogador que, mesmo quando se recuperar da lesão no tornozelo, ainda precisaria de um tempo para entrar em forma.

Em rápido contato com a reportagem, Jean Chera negou que tenha decidido se aposentar, conforme se especulou em Santos nas últimas semanas. Embora não quisesse dar entrevista, ele disse que está tentando resolver seu futuro.

Meia já passou por vários clubes e nunca se firmou

Jean chegou ao Santos aos dez anos e logo foi apontado como uma promessa, seguindo os passos de Robinho, Diego e Neymar - o jogador do Barcelona é três anos mais velho. A falta de acordo em uma renovação, contudo, afastou o jogador do clube paulista.

Dessa forma, em maio de 2011, o jogador acertou com o Genoa. A passagem pelo time italiano também durou pouco: em novembro do mesmo ano, o Flamengo deu início a negociações pelo jovem meia. No Rio, Jean permaneceu por quase um ano, mas mais uma vez não conseguiu jogar.

Na sequência, o jogador passou por Atlético-PR, Cruzeiro, Oeste, além de clubes do futebol romeno e grego. No começo do ano passado, Jean acertou com o Cuiabá. Em quatro meses, disputou apenas dois jogos. Meses depois, ele retornou ao Santos para ganhar pouco mais de R$ 900 mensais.

Emprestado à Portuguesa Santista, o meio-campista chegou a marcar dois gols, um deles na estreia, na vitória por 2 a 1 sobre o São Bernardo, em maio passado. No começo deste mês, entretanto, o atleta abandonou o tratamento após uma torção no tornozelo.