Topo

Há 16 anos, Marcos eliminou o Corinthians pela primeira vez na Libertadores

Do UOL, em São Paulo

12/05/2015 06h00

Há exatos 16 anos os torcedores do Corinthians e do Palmeiras viviam duas sensações totalmente diferentes na Copa Libertadores da América. No dia 12 de maio de 1999, os rivais se enfrentaram nas quartas de final da competição para o jogo decisivo da vaga para a semi. Naquela noite, no Morumbi, Marcos ajudou o alviverde a eliminar o Corinthians nos pênaltis ao defender a cobrança de Vampeta.

Ao corintiano só restou pedir desculpas pela batida defendida pelo goleiro Marcos. "Só posso pedir desculpas. A torcida queria muito esse título e me sinto culpado", disse Vampeta logo depois do jogo em fala documentada no jornal Folha de São Paulo.

Naquele 12 de maio tudo parecia nas mãos do Palmeiras. A equipe comandada por Luiz Felipe Scolari havia vencido por 2 a 0 o primeiro jogo das quartas de final. Era preciso apenas segurar o rival. Mas nada disso aconteceu.

No duelo, o Corinthians foi para cima com tudo, enquanto o Palmeiras parecia não se achar. Os comandados de Oswaldo de Oliveira conseguiram igualar a vantagem, vencendo por 2 a 0 com Edílson e Ricardinho.

Não tinha jeito, o duelo foi para os pênaltis. Foi a hora dos goleiros Marcos e Maurício. No duelo, melhor para Marcos.

Na ordem bateram Rincón, Arce, Dinei, Evair, Vampeta, Rogério, Silvinho e Zinho. Dinei errou a cobrança mandando a bola na trave. E depois veio Vampeta, que teve a batida defendida por Marcos. Era a primeira de duas vezes que o goleiro ajudaria a eliminar o rival nos pênaltis da Libertadores. Em 2000 aconteceu o mesmo.

Naquele ano, o Palmeiras se sagrou campeão da Libertadores da América em cima Deportivo Cali.