Topo

Ministro do Esporte nomeia dois filhos de políticos da Igreja Universal

George Hilton colocou políticos do PRB no comando de três das quatro secretarias do Ministério do Esporte - Douglas Gomes/Divulgação
George Hilton colocou políticos do PRB no comando de três das quatro secretarias do Ministério do Esporte Imagem: Douglas Gomes/Divulgação

Vinícius Segalla

Do UOL, em São Paulo

10/04/2015 13h00

O Ministro do Esporte, George Hilton, deputado federal licenciado pelo PRB-SP, nomeou para cargos comissionados (sem concurso público) dois filhos de políticos ligados à Igreja Universal do Reino de Deus. Os dois, assim como o próprio ministro, nunca haviam tido qualquer experiência profissional ligada ao esporte.

Além deles, também foram nomeados para trabalhar na pasta, pelo menos, sete políticos filiados ao PRB, partido do ministro e ligado à Universal. Das quatro secretarias que compõem o Ministério do Esporte, três foram postas por George Hilton sob o comando de políticos do PRB ligados à Igreja Universal.

As nomeações (veja lista abaixo) foram realizadas de janeiro a abril deste ano, e inclui deputados, bispos da Universal e e ex-membros do Ministério da Pesca, que haviam sido nomeados àquela pasta quando os ministros eram o bispo Marcelo Crivella (PRB-RJ), entre fevereiro de 2012 e março de 2014, ou o bispo Eduardo Lopes (PRB-RJ), de março a dezembro do mesmo ano.

Em entrevista concedida ao UOL Esporte e publicada no dia 19 de janeiro, George Hilton, então recém-empossado na pasta, foi questionado sobre se a Igreja Universal teria alguma participação na administração e nos projetos tocados pelo ministério. O ministro respondeu: 

"A igreja tem que dar a contribuição dela no campo dela, lá, dentro do templo. Aqui, é o ministro George Hilton que tem, sobretudo, foco em programa de governo que precisa disseminar o esporte não só da igreja, mas de outras instituições, que podem ser parceiras."

Já na última quinta-feira (9), em resposta a perguntas do UOL Esporte sobre o motivo das recentes nomeações, bem como qual seria o número de membros do PRB já nomeados para trabalhar na pasta, o ministério enviou nota à reportagem afirmando que "o Ministério do Esporte não contabiliza a que partido político são filiados seus funcionários, nem ao PRB nem a qualquer outro".

Veja, abaixo, a lista de parentes e políticos pertencentes ao PRB ou à Igreja Universal que foram nomeados para cargos comissionados pelo ministro George Hilton:
 

Pablo Rivera Martins de Bulhões

Deputado federal Antonio Bulhões - Arquivo pessoal - Arquivo pessoal
Imagem: Arquivo pessoal

O advogado de 26 anos é  filho de Mônica e Antonio Bulhões (foto), respectivamente obreira e bispo da Igreja Universal. Seu pai também é deputado federal pelo PRB-SP. Pablo Bulhões, membro e obreiro da igreja desde os 11 anos, foi nomeado no dia 5 de março deste ano para ser coordenador geral de prestação de contas do Ministério do Esporte.

Seu emprego anterior era de coordenador de prestação de contas na Secretaria Executiva do Ministério da Pesca. Ele fora nomeado para o cargo em 28 de abril do ano passado, pelo então ministro Eduardo Lopes, bispo da Universal e também membro do PRB.

Em nota enviada à reportagem, o Ministério do Esporte assim explicou a nomeação de Pablo Bulhões: "Pablo Rivera Martins de Bulhões não é filiado ao PRB. É advogado e tem atuação anterior na área de controle de prestação de contas no Governo Federal." A pasta deixou de informar, porém, que sua atuação anterior na área dentro do governo federal havia se dado por outra nomeação a cargo comissionado realizada por um então ministro que também é bispo da Universal e membro do PRB.

Pablo trabalha também como advogado para a FRP, Fundação Republicana Brasileira, pertencente ao PRB. Há, pelo menos, três processos ativos na Justiça brasileira em que o filho do bispo da Universal figura como advogado da FRB.


Regiana Freitas Lins Rodrigues 

Deputada Dilma Lins (DEM-PE) - Assembleia Legislativa de Pernambuco - Assembleia Legislativa de Pernambuco
Imagem: Assembleia Legislativa de Pernambuco

Foi nomeada chefe de gabinete da Secretaria Nacional de Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social do ministério no dia 12 de março deste ano. É filha da ex-deputada estadual de Pernambuco Dilma Lins (foto), que passou por PL e PFL (atuais PR e DEM, respectivamente), morta com um infarto fulminante em 2011.

Dilma Lins também foi missionária da Igreja Universal por 21 anos. Em 2006, o desembargador do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco proibiu a Igreja Universal do Reino de Deus de fazer propaganda para candidatos durante os cultos no Estado, após  ter recebido a denúncia de que o bispo Emerson Carlos vinha pedindo votos para os candidatos a deputado pelo PFL pastor Evandro Garla (federal) e Dilma Lins (estadual).

Sua filha, a recém-nomeada Regiana, jamais trabalhou na área esportiva. A secretaria em que está lotada (Inclusão Social), aliás, tem em seus principais cargos pessoas ligadas ao PRB e à Universal que, além dessas filiações, têm em comum o fato de não terem experiência profissional na área esportiva.


Carlos Geraldo Santana de Oliveira 

Ex-candidato Carlos Geraldo (PRB) - Divulgação/PRB-PE - Divulgação/PRB-PE
Imagem: Divulgação/PRB-PE

Conhecido no meio político apenas como Carlos Geraldo, é presidente do PRB-PE e ex-presidente da Record News e da Record Rio, da Rede Record de Televisão, emissora pertencente à Igreja Universal. Candidatou-se a deputado federal nas eleições de 2014, mas não foi eleito.

Já no dia 3 de março deste ano, George Hilton assinou sua nomeação como secretário da Secretaria Nacional de Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social. De acordo com a assessoria de imprensa do Ministério do Esporte, a nomeação de Regiane Freitas Lins Rodrigues foi "escolha pessoal" do secretário Carlos Geraldo.   

Também foi indicação pessoal do secretário, a diretora de gestão de sua secretaria, Simone Nunes Bergmann, também membro do PRB e cujo último empregador foi a TV Record.

No início deste mês, Carlos Geraldo foi nomeado secretário Nacional de Esporte de Alto Rendimento, passando a ser o responsável pela secretaria responsável por gerir os programas e as verbas investidas pelo governo federal no esporte olímpico brasileiro. Suas indicações na Secretaria de Inclusão Social, porém, foram mantidas.
 

Evandro Garla

Deputado Evandro Garla (PRB-DF) - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

O cientista político ex-deputado distrital Evandro Garla (PRB-DF) é o novo secretário Nacional de Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social, desde o dia 1º de abril deste ano.

Segundo informa sua página em um rede social, o então deputado Garla foi o responsável pela realização de uma sessão solene, em agosto de 2013, na Câmara dos Deputados, em “Homenagem à Força Jovem Universal”.

O deputado republicano Márcio Marinho (PRB/BA), autor da reverência, comandou a sessão ao lado do então líder do PRB na Câmara, deputado George Hilton (MG) e do deputado distrital Evandro Garla, além de dois pastores da Igreja. Na área esportiva, Garla não possui experiência.


Rogério Hamam

Secretário Rogerio Hamam - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Desde o dia 4 de março deste ano, é o Secretário Nacional de Futebol e Defesa dos Direitos do Torcedor. Assim como os outros perrebistas lotados no Ministério do Esporte, não traz em seu currículo qualquer trabalho que tenha alguma relação com o mundo esportivo.

 Antes de ocupar o cargo atual, foi, durante um ano, secretário de Desenvolvimento Social do Estado de São Paulo, nomeado pelo governador Geraldo Alckmin (PSDB) em outubro de 2013.

À época, ele assumiu a pasta estadual dentro de uma negociação de Alckmin com o PRB. O partido assumiria a secretaria em troca de apoio eleitoral no pleito do ano seguinte, como de fato ocorreu. Para sua equipe de então, nomeou o obreiro da Universal Aildo Rodrigues como chefe da coordenadoria de Segurança Alimentar e Nutricional. Também nomeou, para o cargo de diretor regional de Assistência e Desenvolvimento Social, o pastor da Universal Vinícius Carvalho, à época presidente do PRB de São Paulo. Até agora, não nomeou nenhum membro do PRB para qualquer no Ministério do Esporte.


Marcelo Rigotti 

Marcelo Rigotti - Arquivo pessoal/Facebook - Arquivo pessoal/Facebook
Imagem: Arquivo pessoal/Facebook

É coordenador do PRB de São Paulo. No dia 24 de fevereiro deste ano, foi nomeado gerente de projeto da representação em São Paulo da Secretaria Executiva do Ministério do Esporte. 

Ele possui experiência na área esportiva. Em 2013, foi coordenador estadual do PRB Esporte, área do partido que discute e formula políticas esportivas propostas e postas em prática pelos políticos da sigla. Em 2011, quando era assessor parlamentar do vereador de São Paulo Atílio Francisco (PRB), propôs ao parlamentar que criasse um projeto de lei instituindo o "Dia do MMA em São Paulo".

"Como sou fã do MMA, sugeri para o vereador fazer uma homenagem para o esporte criando o ‘Dia do MMA’, que aprovou de imediato, sabendo ser de grande importância e incentivo para o esporte", explicou, à época, o atual gerente do Ministério do Esporte, em entrevista ao Portal Terra. O projeto foi de fato apresentado à Câmara de Vereadores de São Paulo, mas não foi aprovado.  

 
Ricardo Aparecido Granja dos Santos

Ricardo Granja - Arquivo Pessoal - Arquivo Pessoal
Imagem: Arquivo Pessoal

Político que iniciou sua carreira no PFL (atual DEM), Ricardo Granja, como é conhecido, está no PRB desde 2013.  Formado em ciências econômicas e pós-graduado em administração de empresas, em sua vida pública já exerceu cargos como os de superintendente regional de São Paulo da Conab (Companhia Nacional de Abastecimento) e diretor de planejamento da Prodam (Companhia de Processamento de Dados de São Paulo).

No dia 3 de março deste ano, foi nomeado assessor do gabinete do ministro George Hilton.  Apesar de ter sido nomeado para um cargo cujo trabalho deve ser desenvolvido na maior parte do tempo em Brasília, Granja ainda não se desligou oficialmente das atividades profissionais que desempenha na capital paulista: as de professor da Universidade Presbiteriana Mackenzie e de diretor de Relações Institucionais do São Paulo Futebol Clube. 


Flávio Bezerra da Silva

Flavio Bezerra da Silva - Arquivo Pessoal - Arquivo Pessoal
Imagem: Arquivo Pessoal

O bispo da Igreja Universal, ex-deputado federal e membro do PRB-RN Flávio Bezerra da Silva é ouvidor do Ministério do Esporte desde o dia 10 de março de 2015, quando foi nomeado ao cardo pelo ministro George Hilton.

Aos 54 anos, volta a ocupar um cargo relacionado ao esporte, sua área de formação. Antes de ocupar o cargo atual, estava lotado em cargo comissionado no Ministério da pesca. Lá, graças a nomeação do então ministro Marcelo Crivella (PRB-RJ), era secretário de Planejamento e Ordenamento da Pesca. 

Antes de assumir a secretaria na Pesca, porém, formou-se em Educação Física pela UFRN (Universidade Federal do Rio Grande do Norte) e atuou como técnico de Remo no Sport Club de Natal, mergulhador profissional e como professor de natação na Casa do Marinheiro, além de pastor e bispo da Igreja Universal.