Topo

Tímido, lateral não opina em negócio com Cruzeiro e conquista admiradores

No Cruzeiro, Eugenio Mena ratifica fama de tímido e evita participar de negociação - Washington Alves/Light Press
No Cruzeiro, Eugenio Mena ratifica fama de tímido e evita participar de negociação Imagem: Washington Alves/Light Press

Thiago Fernandes

Do UOL, em Belo Horizonte

05/03/2015 06h00

Discreto é o melhor adjetivo para Eugenio Mena. Em campo, o lateral esquerdo não faz alarde, sobretudo por seu estilo defensivo. Fora dele, muito menos. O perfil, no entanto, foi o que fez com que ele adquirisse admiradores no Chile, seu país natal, e também no Santos, primeiro clube no Brasil. A discrição é tanta que até na negociação que acarretou em sua mudança para a Toca da Raposa II ele optou pelo silêncio, deixando toda a tratativa a cargo do empresário André Cury.

O supervisor de futebol Benecy Queiroz confirma a pouca participação do jogador nas tratativas com o bicampeão brasileiro e revela que ele só se inseriu nas tratativas para assinatura do vínculo.

“Ele (Eugenio Mena) participou apenas nos momentos finais da negociação. Foi o empresário quem conduziu a negociação. O Mena só veio a Belo Horizonte para acertar os últimos detalhes do contrato conosco. Ele delegou ao empresário e ao advogado todas as situações referentes à negociação”, disse ao UOL Esporte.

A timidez do lateral esquerdo é tão evidente que pessoas próximas asseguram que ele é avesso às entrevistas de qualquer tipo. Mesmo quando selecionado para conversar com a imprensa, opta por discursos de poucas palavras, embora seja considerado fluente em português, já que está no Brasil desde junho de 2013.

O perfil sério e calado poderia atrapalhar Eugenio Mena no futebol brasileiro, mas não foi o que se viu no Santos. Não é à toa que recebe elogios do antigo companheiro Arouca, atualmente no Palmeiras.

“O Mena sempre foi um cara mais calado, nada dele, mas foi dessa maneira que conquistou o respeito e o carinho de todo mundo quando jogávamos juntos. Quando ele entra em campo, sempre mostra qualidade e capacidade para ser decisivo. É um cara muito bacana e pelo qual torço muito”, afirmou à reportagem.

Em sua terra natal, o comportamento do atleta é enaltecido por pessoas que o acompanharam durante a passagem pela Universidad de Chile, entre 2010 e 2013. Consultado pelo UOL Esporte, Ricardo Chávez, setorista da ‘U’ na Rádio Cooperativa do país, conta que o povo chileno nutre carinho pelo camisa 21 cruzeirense.

“Todas as pessoas e os fãs da seleção chilena apreciam o Eugenio (Mena) por conta de seu perfil. É um jogador calado, sério e não entra em problemas nem dentro nem fora dos gramados”, declarou.