Topo

Brasileiro do Barça entra na seleção do Fifa. Mas não é quem você imagina

AP Photo/Manu Fernandez
Imagem: AP Photo/Manu Fernandez

Do UOL, em São Paulo

04/02/2015 16h16

A cada semana, o game Fifa divulga uma seleção de destaques do futebol mundial, escalada do goleiro ao ponta-esquerda. Nessa semana, um brasileiro do Barcelona entrou na lista. O nome do jogador, porém, não é bem aquele que você pensou...

Se Neymar entrou na lista da última semana, graças a sua performance nos 6 a 0 sobre o Elche, desta vez o escolhido foi Rafinha Alcântara, filho do tetracampeão Mazinho. Meio-campista de confiança do técnico Luis Enrique, mas que ainda não conseguiu consolidar seu espaço no time titular, ele foi peça-chave do Barça na vitória sobre o Villareal no último domingo, por 3 a 2.

Rafinha participou de dois dos três gols de sua equipe. No primeiro, aproveitou uma jogada de Messi, e bateu com efeito. O goleiro do Villareal, Asenjo, deu rebote e Neymar empurrou, para empatar a partida em 1 a 1. No segundo, o do empate em 2 a 2, esteve atento a outra rebatida do goleiro para chutar com raiva.

Mais do que isso, ele mostrou que pode ser importante em um meio-campo lotado de estrelas. Iniesta ainda busca o melhor de sua forma física. Xavi admitiu que não tem mais o fôlego necessário para jogar sempre. Rakitic ainda se adapta ao Barça e ao novo técnico.

Rafinha, recuperado dos problemas físicos do início da temporada, parece confortável. Afinal, ele é cria de La Masia, a casa das categorias de base do time catalão, e foi um dos destaques do Celta do ano passado, comandado por Luis Enrique. "Conheço Rafa muito bem. Ele está fazendo uma temporada muito completa. Será muito importante no futuro do Barça", comentou o treinador, após o jogo contra o Villarreal.

Seleção tem ainda Benzema e Ozil

Além do brasileiro, outros destaques da seleção da semana são o atacante francês Karim Benzema, do Real Madrid, e o meio-campista alemão Mezut Ozil, do Arsenal. Ambos foram os protagonistas de suas equipes em goleadas.

O primeiro liderou um Real Madrid sem Cristiano Ronaldo – suspenso por agressão ao brasileiro Edmar. O francês Marcou duas vezes nos 4 a 1 sobre a Real Sociedade e ainda igualou Ronaldo Fenômeno na lista de artilheiros do clube merengue, com 83 gols.

O segundo marcou uma só vez. Mas sua performance nos 5 a 0 sobre o Aston Villa ficou marcada, mesmo, por uma assistência improvável: após um chutão da zaga rival, o meia alemão, de primeira, deu um toque quase de calcanhar para o francês Giroud. O passe saiu como um lançamento e o atacante entrou na área e chutou na saída do goleiro rival.

Veja a seleção completa:

Goleiro

Iraizoz/ESP (Athletic Bilbao/ESP)

Defesa

Ashley Williams/WAL (Swansea/ING)

Diogo Figueiras/POR (Sevilla/ESP)

Maximiliano Pereira/URU (Benfica/POR)

Meio-campo

Mesut Özil/ALE (Arsenal/ING)

Rafinha/BRA (Barcelona/ESP)

Kevin De Bruyne/BEL (Wolfsburg/ALE)

Rémy Cabella/FRA (Newcastle/ING)

Jérémy Ménez/FRA (Milan/ITA)

Ataque

Fabio Quagliarella/ITA (Torino/ITA)

Karim Benzema/FRA (Real Madrid/ESP)

Sobre a seleção da semana: A cada semana, a EA Sports, produtora da franquia de futebol virtual, divulga uma seleção com atletas que se destacaram na semana. Esses jogadores ganham versões turbinadas, que podem ser compradas pelos gamers no modo Ultimate Team.