Topo

Há 20 anos, Cantona chocava o mundo com voadora em torcedor na Inglaterra

Agressão valeu a francês pena dura: cadeia, multa e suspensão dos gramados - Reprodução
Agressão valeu a francês pena dura: cadeia, multa e suspensão dos gramados Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo

25/01/2015 06h00

Há exatos 20 anos, em 25 de janeiro de 1995, o futebol inglês ganhou as manchetes internacionais com um incidente que é comemorado por alguns e lamentado por muitos. Expulso no empate por 1 a 1 entre Crystal Palace e Manchester United, o atacante francês Eric Cantona reagiu à provocação de um torcedor na arquibancada e aplicou-lhe uma voadora, no incidente de pior repercussão no esporte do país desde a tragédia de Hillsborough (1989).

Após o cartão vermelho de Cantona por falta em Richard Shaw, um jovem chamado Matthew Simmons demonstrou toda sua irritação com o camisa 7 do United. “Volte para a França com a vagabunda da sua mãe, idiota”, disparou Simmons, após descer 11 filas de assentos nas arquibancadas. Deixando o gramado, Cantona protagonizou a famosa cena da voadora, que acabou se convertendo em uma das punições mais pesadas do futebol inglês.

Pelo lance, Cantona foi levado a julgamento em março na Corte de Magistrados de Croydon, em Londres. Sentenciado a duas semanas na cadeia, além de 120 horas de serviços comunitários, o jogador foi suspenso dos gramados por oito meses e ainda pagou uma multa de 20 mil libras esterlinas. No julgamento, Simmons alegou inocência da acusação de provocar o incidente.

Em sua defesa, Cantona – escolhido pelos torcedores do Manchester United como melhor jogador da história do clube – fez questão de criticar o comportamento do Matthew Simmons. No entanto, anos depois, cedeu um pouco e admitiu ter exagerado na reação. Mas sem se desculpar.

“Foi um erro, mas a vida é assim, e eu sou assim. Às vezes, para a gente (jogadores), é um sonho poder bater neste tipo de torcedor. Fiz para que se sentissem felizes”, afirmou em 2011, em entrevista à BBC.

Eric Cantona é levado para fora do gramado após voadora em torcedor do Crystal Palace em 1995 - Shaun Botterill/ALLSPORT/Getty Images - Shaun Botterill/ALLSPORT/Getty Images
Cantona é levado para fora do gramado após voadora em torcedor do Crystal Palace
Imagem: Shaun Botterill/ALLSPORT/Getty Images

Sem Cantona, o Manchester United perdeu o Campeonato Inglês da temporada 1994/1995 na última rodada, em 14 de maio de 1995. O time empatou fora de casa com o West Ham por 1 a 1 e foi a 88 pontos, sem ultrapassar o Blackburn Rovers – mesmo derrotado por 2 a 1 pelo Liverpool fora de casa, o time de Alan Shearer e Chris Sutton ficou com 89 pontos e foi campeão. No dia 20 de maio, o time de Alex Ferguson ainda perdeu a Copa da Inglaterra por 1 a 0 para o Everton, graças ao gol de Paul Rideout no primeiro tempo.

Aposentado do futebol desde 1997, após 185 partidas pelo Manchester United, Cantona vive hoje em Paris com sua segunda esposa, Rachida Brakni, e com dois filhos. Os quatro moram em uma mansão avaliada em R$ 7,7 milhões e levam uma vida relativamente discreta. Desde que pendurou as chuteiras, divide seu tempo em partidas de futebol de areia, eventos promocionais (principalmente na Inglaterra), participações em filmes e ativismo político, defendendo entre outras causas os imigrantes da França.