Topo

Seleção do Fifa tem Tevez, Muller e brasileiro que você nunca ouviu falar

Leonardo, meia-atacante do Jeonbuk, da Coreia do Sul - Adam Pretty/Getty Images
Leonardo, meia-atacante do Jeonbuk, da Coreia do Sul Imagem: Adam Pretty/Getty Images

Do UOL, em São Paulo

14/11/2014 10h56

Toda semana, o game Fifa escala uma seleção de destaques do futebol internacional para desafiar seus usuários. Na maioria das vezes, são jogadores conhecidos, que você está acostumado a ver nas manchetes.

Não é o caso de Leonardo Rodriguez Pereira. Enquanto seus parceiros de time, como o argentino Carlos Tevez, da Juventus, da Itália, o alemão Thomas Muller, do Bayern de Munique, da Itália, ou até o norte-americano Landon Donovan, que está se despedindo do futebol pelo LA Galaxy, dos EUA, pouca gente por aqui conhece o único brasileiro do time titular do game nesta semana.

Ele, no entanto, merece a escalação. No fim de semana, foi o grande destaque da vitória do Jeonbuk Hyundai por 3 a 0 sobre o Jeju, que valeu o terceiro título coreano para sua equipe. O brasileiro marcou o gol de falta que abriu o placar e ainda deu a assistência para o segundo gol, de Lee Seung-Gi – que o colocou em primeiro lugar na lista de assistências da temporada na Coreia do Sul.

Aos 28 anos, Leonardo está longe do Brasil desde os 19, quando deixou a Desportiva, do Espírito Santo, para jogar no Thrasyvoulos, da Grécia. Ele ainda passou pelo Levadiakos antes de chegar ao AEK, de Atenas, onde chamou a atenção dos coreanos – foi contratado pelo Jeonbuk em 2012.

Além do brasileiro, a seleção conta com uma formação alternativa. No gol está o norte-americano Brad Guzan, que fechou o gol no empate do Aston Villa contra o West Ham por 0 a 0 no inglês. A defesa é formada apenas por três laterais direitos: Aurier, marfinense do PSG/FRA, Janmaat, holandês do Newcastle, e Lichsteiner, suíço da Juventus.

No meio, três jogadores que caem pelo lado esquerdo, com Donovan (LA Galaxy/EUA), Leonardo e Werner (Augsburg/ALE), e um volante, o alemão Toni Kroos (Real Madrid/ESP). No ataque, Shane Long, do Southampton/ING, faz companhia a Carlos Tevez (Juventus/ITA) e Thomas Muller (Bayern/ALE).