Topo

Futebol


Grêmio torce contra chuva para ter maior eleição da história do clube

Romildo Bolzan Júnior (e) e Homero Bellini Júnior (d) concorrem em eleição do Grêmio - Lucas Uebel/Divulgação/Grêmio FBPA
Romildo Bolzan Júnior (e) e Homero Bellini Júnior (d) concorrem em eleição do Grêmio Imagem: Lucas Uebel/Divulgação/Grêmio FBPA

Marinho Saldanha

Do UOL em Porto Alegre

18/10/2014 06h00

Se não chover, a eleição do Grêmio deve ter a maior participação dos sócios da história. A projeção é feita pela direção do clube, que espera cerca de 15 mil votantes, entre presentes e cadastrados pela internet, neste sábado entre as 9h e as 17h para escolher o novo presidente. Romildo Bolzan Júnior e Homero Bellini Júnior disputam o pleito. O número só pode ser reduzido caso persista o mau tempo na capital gaúcha. 

A chuva forte tem atrapalhado a rotina dos portoalegrenses nos últimos dias. Desde quinta-feira, alternam-se momentos de céu nublado, chuva e até temporais. Em alguns pontos de Porto Alegre e da região metropolitana, caiu até granizo por alguns minutos. Se o clima persistir, muitos tendem a desistir de ir até a Arena do Grêmio para fazer valer seu direito de associado.
 
Os 15 mil esperados superam a eleição de 2012, quando 13.547 votaram. Destes, 7.696 optaram por Fábio Koff, que derrotou Paulo Odone e teve dois anos como presidente do Tricolor. Agora, Koff apoia Romildo Bolzan Júnior, que disputa com o opositor Homero Bellini Júnior, que também concorreu naquela eleição, conquistando 843 votos. 
 
Mas mesmo que a projeção de 15 mil sócios seja atingida, o número significa menos da metade dos associados aptos a participar do pleito. São 40 mil que se enquadram no perfil, ou seja, mantêm ligação associativa ao clube por ao menos dois anos, são maiores de 16 em idade e estão em dia nos últimos 12 meses. 
 
Quem vencer a disputa pelo cargo máximo do Grêmio assumirá apenas no fim do ano e será mandatário no biênio 2015/2016. Curiosamente, quando a votação for concluída, o time estará prestes a entrar em campo para pegar o Goiás, no Serra Dourada. O jogo da 29ª rodada do Brsileiro está marcado para as 18h30 e a contagem de votos tem fim previsto para as 18h. 
 

Mais Futebol