Topo

Nível dos jogadores brasileiros cai no novo Fifa; Miranda é destaque

Do UOL, em São Paulo

25/09/2014 14h36

O zagueiro Miranda, do Atlético de Madri, foi o grande vencedor entre os jogadores brasileiros nos últimos meses. Ele é o atleta do país que mais evoluiu na nova temporada do game Fifa, que envolve o Fifa 15, lançado nesta semana, e o Fifa World, a versão gratuíta para PCs, que terá seu banco de dados atualizado no dia 30.

Miranda era apenas o 20º jogador do país considerando seu nível geral da última temporada da série. Agora, ele é o sexto melhor brasileiro no game, com seu rating subindo de 81 para 83. A subida só foi possível porque a maioria dos melhores atletas do país piorou no mundo virtual.

Entre os dez melhores da nova temporada, só três evoluíram: Miranda (81 para 83), Neymar (84 para 86) e Hulk (83 para 84). Thiago Silva manteve seus números (87) e todos os outros pioraram: Daniel Alves (84 para 83), Willian (83 para 82), Hernanes (83 para 82), Marcelo (83 para 82) e Diego (84 para 82).

No lado oposto de Miranda, outro zagueiro viu seus números piorarem. Dante estava entre os dez melhores da temporada 2013/2014, mas teve seu rating diminuído de 84 para 82 e saiu do top-10 – o UOL Esporte recebeu uma lista da EA Sports com os dez melhores do país, com Willian, Hernanes, Marcelo e Diego com os últimos quatro lugares. O rating do quarteto, porém, é o mesmo (82) de Alex (Milan), Dante (Bayern de Munique), David Luiz (PSG), Fernandinho (Manchester City), Filipe Luís (Chelsea) e Lucas (PSG).

A nova temporada do Fifa

O Fifa 15 começou a ser vendido na segunda-feira nos EUA e nesta quinta (25) na Europa. Como virou tradição, a cada nova versão, o nível dos jogadores é atualizado. O Brasil, após o desastre dos 7 a 1 da Copa do Mundo, por exemplo, está um pouco pior: no ano passado, a média dos ratings dos dez melhores do país, por exemplo, era 84. Neste ano, caiu para 83,4.

Esses números também serão usados na nova temporada do Fifa World, a versão para PCs gratuíta criada pela EA Sports para inserir o futebol no mundo dos e-Sports. O novo banco de dados, com todas as atualizações de nível, estará disponível no dia 30 de outubro. O jogo é gratuíto, em português, e pode ser baixado no site oficial.