Topo

Del Nero é eleito presidente da CBF sem aclamação e com Icasa vetado

Pedro Ivo Almeida e Rodrigo Paradella

Do UOL, no Rio de Janeiro

16/04/2014 13h10

O presidente da FPF, Marco Polo del Nero, foi eleito nesta quarta-feira como novo comandante da CBF a partir de 2015. Ele será o sucessor de José Maria Marin.

Foram 44 votos a favor de Del Nero, dois votos em branco (Rio Grande do Sul e Paraná) e uma abstenção, já que o presidente do Figueirense não compareceu ao pleito realizado no Rio de Janeiro. Os 20 presidentes de clubes da Séria A e os 27 das federações estaduais têm direito a voto na eleição que define o novo presidente da CBF. 

Com a eleição de Del Nero, ficaram definidos os novos vices: José Maria Marin, Fernando José Sarney, Gustavo Dantas Feijó, Delfim Pádua Peixoto e Marcos Antônio Vicente. Além dos membros do Conselho Fiscal: Antônio Carlos Oliveira Coelho, Arthur Conde Junior e Marcos Moraes.

Além da eleição de Março Polo Del Nero para comandar a CBF entre 2015 e 2018, a Assembleia desta terça-feira marcou a aprovação de contas da gestão de José Maria Marín em 2013. Por aclamação dos 27 presidentes de federações presentes, os números foram aprovados na primeira reunião do dia.

O presidente do Icasa, Francisco Paes de Lira, compareceu à eleição da CBF amparado por uma liminar que coloca o clube na Série A deste ano, mas foi proibido de votar pelo regulamento da entidade. Todos os cartolas recebem da CBF passagens para ir ao Rio de Janeiro e estadia de pelo menos uma noite no hotel Windsor Barra, onde a diária mais barata custa R$ 700.

Pelo menos sete dirigentes com direito a voto na eleição da CBF receberam um agrado da entidade antes do evento que confirmou o candidato único Marco Polo Del Nero como novo presidente. Eles ganharam de quatro a dez diárias num hotel de luxo no Rio, num período que inclui o feriado da Páscoa.