Topo

Visitas ao corpo de Eusébio são encerradas; funeral será segunda-feira

Do UOL, em São Paulo

05/01/2014 23h15

As visitas ao corpo de Eusébio, ídolo do futebol português que morreu neste domingo aos 71 anos, foram encerradas no Estádio da Luz, do Benfica, nesta noite.

Na próxima segunda-feira, os fãs interessados em prestar uma última homenagem ao ex-jogador terão a chance em um cotejo que será realizado no entorno do estádio do clube pelo qual se destacou,  depois em uma missa, já no começo da tarde (horário de Brasília). Depois, por volta de 13h, será realizado o funeral em uma cemitério de Lisboa.

O ex-jogador, que completaria 72 anos no próximo dia 25, não resistiu a uma parada cardiorrespiratória. De acordo com informações do jornal local Record, o antigo atacante do Benfica morreu em Lisboa, capital do país, às 4h30 da manhã do horário local (2h30 de Brasília).

A notícia da morte de Eusébio causou comoção em Portugal. Milhares de pessoas foram à sede do Benfica prestar uma homenagem ao jogador, que fez história com a camisa da equipe portuguesa. Uma estátua de Eusébio no local virou o centro das atenções. Torcedores de diversos clubes depositaram flores e flâmulas no local para homenagear o primeiro grande craque da seleção portuguesa.

O velório de Eusébio também foi acompanhado por milhares de pessoas, que cantaram o hino de Portugal assim que o corpo chegou. Uma grande fila se formou no local para que os torcedores dessem o último adeus ao ídolo.

Diversas personalidades do esporte lamentaram a morte de Eusébio. O técnico José Mourinho, do Chelsea, falou que o ex-jogador é imortal e o comparou a outro ícone da cultura portuguesa, a cantora Amália Rodrigues. Pelé também lamentou a morte e afirmou que era amigo de Eusébio desde a Copa de 1966, quando a seleção brasileira perdeu para Portugal. 

Conhecido como a "Pantera Negra" pelos portugueses, Eusébio já vinha tendo alguns outros problemas de saúde desde 2012, quando foi internado no Hospital da Luz, em Lisboa, após ter sofrido um Acidente Vascular Cerebral (AVC).

Que fim levou?

  • Arquivo/Folha Imagem

    Veja os números impressionantes da carreira do craque português e conheça também a história do zagueiro que morreu eletrocutado quando Eusébio escapou por milagre

Apesar de ser um ídolo de Portugal, Eusébio nasceu em Moçambique, em Lourenço Marques (atual Maputo), quando o local ainda era uma colônia do país europeu.

Eusébio fez carreira no Benfica, um dos times mais tradicionais do país. O atacante defendeu as cores do time de Lisboa durante 15 anos e disputou mais de 600 jogos, tendo feito também mais de 600 gols.

Veja lances e gols de Eusébio, o "Pantera Negra"