Topo

Clubes ameaçam boicotar Copinha caso SP participe; Corinthians se abstém

São Paulo é acusado de aliciar os jovens atletas dos principais clubes da base do país - Bruno Thadeu/UOL
São Paulo é acusado de aliciar os jovens atletas dos principais clubes da base do país Imagem: Bruno Thadeu/UOL

Guilherme Costa e Renan Prates

Do UOL, em São Paulo *

02/10/2013 16h45

Nove clubes do país ameaçam boicotar a Copa São Paulo de 2014 caso o São Paulo participe da competição. A revolta contra a equipe é porque a diretoria seria adepta da prática de aliciar as jovens revelações da base do país. Corinthians e Palmeiras não se posicionaram sobre o fato.

“Não temos manifestação a fazer”, disse o gerente da base corintiana, Fernando Alba, ao UOL Esporte. “A gente está aguardando o desenrolar disso. Queremos ver se vão manter o boicote. Se isso acontecer, a gente vai ver o que faz”.

Segundo o diário "Lance!", nove dos principais clubes do país já aderiram ao boicote (Flamengo, Fluminense, Vasco, Botafogo, Cruzeiro, Atlético-MG, Vitória, Sport e Goiás).

“É por conta do assédio, eles continuam roubando jogadores de todos os clubes, e hoje com mais um agravante, a seleção de base está treinando lá em Cotia”, explicou Epifânio Carneiro, diretor da base do Vitória.

“Os clubes não concordam com a política do São Paulo de ficar convidando jogadores que estão em determinados clubes a se transferir para o São Paulo", afirmou Guilherme Mendes, diretor de comunicação do Cruzeiro.

Alguns dos clubes teriam até enviado uma carta para a Federação Paulista de Futebol condicionando a presença na Copinha à saída do São Paulo. Consultada via assessoria de imprensa, a FPF não confirma, nem nega a informação.

“A Federação Paulista de Futebol está tratando do assunto. No momento não há novidades”, limitou-se a responder a assessoria de imprensa da entidade estadual.

Questionado sobre o fato, o gerente da base do São Paulo, Marcos Tadeu, disse desconhecer o boicote. Ele também negou que a diretoria tenha hábito de aliciar jovens talentos da base no país.

“Não tenho o que falar. Nós fomos convidados para esse evento [Copinha] e estamos nele”, esclareceu Tadeu. “O São Paulo tem feito tudo dentro da legislação vigente”.

* Colaboraram Bernardo Lacerda e Marcello De Vico