Topo

Jogadores do Bayern detonam Guardiola: "não dá para complicar mais"

Treinador espanhol ainda não conseguiu agradar os jogadores do time alemão - Matthias Schrader / AP
Treinador espanhol ainda não conseguiu agradar os jogadores do time alemão Imagem: Matthias Schrader / AP

De UOL, em São Paulo

05/08/2013 12h45

Os jogadores do Bayern de Munique estão com dificuldade de assimilar o esquema de jogo proposto pelo técnico Pep Guardiola. O comandante espanhol tem realizado diversas mudanças na equipe que conquistou todos os títulos na última temporada o que tem causado estranhamento nos líderes do elenco alemão. O resultado disso é que, apesar dos bons resultados nos amistosos de pré-temporada, os bávaros perderam a Supercopa da Alemanha para o Borussia Dortmund por 4 a 2.

Algumas mudanças no elenco são claras: o meio-campistas Javi Martínez começou a jogar como zagueiro, o lateral e capitão Philipp Lahm se transformou em um volante, o centroavante Mario Mandzukic - que marcou gol na final da última Liga dos Campeões - perdeu espaço para o armador Thomas Muller. Além disso, o volante Luiz Gustavo, titular da seleção brasileira, deixou de ser aproveitado e pode ser negociado para o Wolfsburg ou a Inter de Milão.

“Eu reparei que todo mundo ocupa uma posição diferente da habitual”, relatou Thomas Muller, eleito revelação da última Copa do Mundo, segundo publicado no jornal catalão Sport. “Não dá para fazer um futebol mais complicado que este”, bradou o holandês Arjen Robben, que foi reserva durante boa parte da gestão de Jupp Heynckes e conquistou a posição no final da última temporada e foi decisivo nas conquistas da equipe.

Um dos líderes do elenco e principal destaque na última temporada, o volante Bastian Schweinsteiger foi um pouco mais discreto, mas admitiu que Guardiola ainda não se fez entender. “Não sei bem o que ele tem previsto para mim”, lamentou o meio-campista, que foi reserva no único jogo oficial do Bayern na temporada até agora.

Quem ganhou a posição no meio-campo foi o filho do tetracampeão Mazinho, Thiago Alcântara, que vem sendo alvo de críticas da imprensa alemã. O jogador foi contratado do Barcelona por 25 milhões de euros (cerca de R$ 75 milhões) e é considerado como um protegido do treinador - que o lançou na equipe catalã.

Para o experiente atacante peruano Claudio Pizarro, 34 anos, Guardiola pecou por querer alterar muitas coisas num elenco que já havia sido multicampeão. “Nunca vi um treinador que mudasse tantas coisas”, constatou.

EM MEIO A CONTESTAÇÃO, BAYERN GOLEIA NA COPA DA ALEMANHA

  • Apesar dos questionamentos, os jogadores do Bayern fizeram bonito na estreia da Copa da Alemanha. O time bateu o BSV Rehden com uma goleada por 5 a 0.

    Um dos principais destaques da partida foi o atacante Thomas Müller, ele fez três dos cinco gols da equipe da Baviera. Robben e Shaqiri fecharam o marcador para o Bayern.