Topo

Inglês - 2019/2020


Brasileiros pelo mundo: Entre convocados, Willian brilha e Coutinho frustra

Em boa fase no Chelsea, Willian voltou a ser lembrado e coroou semana especial com gol - Oli Scarff/AFP
Em boa fase no Chelsea, Willian voltou a ser lembrado e coroou semana especial com gol Imagem: Oli Scarff/AFP

Do UOL, em São Paulo

28/10/2019 04h00

A rodada do fim de semana do futebol europeu teve, como de costume, participação decisiva de jogadores brasileiros. Entre eles, alguns que foram convocados pelo técnico Tite para os amistosos da seleção brasileira no mês de novembro, contra Argentina e Coreia do Sul.

Gabriel Jesus foi um dos destaques, com participação direta no gol de Sterling que abriu o caminho para a vitória do Manchester City sobre o Aston Villa. Willian, do Chelsea, foi outro escolhido pelo comandante da seleção que foi bem. Também ganham destaque nomes como Ederson, David Neres, Fabinho, Thiago Silva, e Felipe, que está cada vez mais firme no futebol europeu e foi lembrado por Tite.

Ainda no Campeonato Inglês, Fernandinho, que não foi convocado, acabou expulso. Já no Alemão, Philippe Coutinho voltou a atuar pelo Bayern de Munique, mas sem muito destaque. O meio-campista, apesar da irregularidade, segue em alta com Tite. Lucas Paquetá foi outro a render comentários negativos neste fim de semana.

Veja o balanço dos brasileiros pelo mundo:

Foram bem

  • Phil Noble/Reuters

    Gabriel Jesus

    O atacante do Manchester City teve boa participação durante todo o jogo e ainda deu assistência para Sterling abrir o placar contra o Aston Villa. Ele já participou diretamente de 59 gols representando a equipe inglesa e segue no radar de Tite como candidato ao cargo de camisa 9.

  • Jason Cairnduff/Action Images via Reuters

    Ederson

    Na seleção, Ederson vai voltar a receber a companhia de Alisson, que ficou fora dos últimos amistosos por lesão. Se mantiver a forma desta rodada, ele chegará com moral. O goleiro do City foi decisivo para evitar que o Aston Villa conseguisse sair do zero no placar com pelo menos três defesas importantes.

  • Oli Scarff/AFP

    Willian

    Depois de voltar a ser lembrado por Tite pela boa fase com o Chelsea, Willian manteve o bom rendimento e deixou a sua marca na vitória por 4 a 2 contra o Burnley. Ele ainda deu mais uma assistência para finalização e acertou 80% dos passes.

  • David Neres

    O meia-atacante brasileiro voltou a brilhar no Campeonato Holandês, com gol e assistência na goleada por 4 a 0 do Ajax sobre o Feyenoord. Ele ainda inovou na comemoração, que rapidamente viralizou na internet. Neres chegou a cinco participações em gol (quatro gols marcados e uma assistência) em 11 rodadas.

  • Paul Ellis/AFP

    Fabinho

    O brasileiro foi peça fundamental na virada do Liverpool sobre o Tottenham no domingo, por 2 a 1, e acabou eleito o melhor em campo por torcedores do clube. Ele participou de jogada de gol, atuou de área e área e mostrou as razões que o fazem ser um dos jogadores preferidos do técnico Jurgen Klopp.

  • Bertrand Guay/AFP

    Thiago Silva

    O Paris Saint-Germain venceu o Olympique de Marselha por 4 a 0 no domingo e abriu oito pontos de vantagem na liderança do Campeonato Francês. Apesar de os gols terem sido marcados por Icardi e Mbappe, um dos maiores destaques em campo foi um zagueiro brasileiro. Thiago Silva foi líder de desarmes e interceptações, além de ter sido capitão do PSG no Parque dos Príncipes.

Foram mal

  • Michael Dalder/Reuters

    Philippe Coutinho

    O Bayern de Munique ganhou, mas não pôde contar com um dia inspirado de Philippe Coutinho no fim de semana. O brasileiro perdeu 15 bolas, só finalizou uma vez no gol e não conseguiu ser relevante no triunfo por 2 a 1 sobre o Union Berlin. O meio-campista ainda não consegue manter a regularidade.

  • Phil Noble/Reuters

    Fernandinho

    Fora da convocação de Tite, Fernandinho não foi bem no jogo apesar da vitória do Manchester City. O volante foi expulso com acúmulo de dois cartões amarelos, perdeu 15 bolas e ainda não se destacou nas divididas: tentou cinco e só acertou duas. Por cima, ele subiu nove vezes e teve sucesso em seis.

  • Divulgação/AC Milan

    Lucas Paquetá

    O Milan perdeu por 2 a 1 para a Roma e não consegue embalar no Campeonato Italiano, somando apenas dez pontos em nove rodadas. Escalado como titular, o meia Lucas Paquetá não mostrou o potencial que o torna figurinha carimbada na seleção brasileira. Fora do ritmo ideal, abusou de jogadas individuais e foi substituído aos 18 minutos do segundo tempo. Nas redes sociais, sua atuação foi bem criticada.