Topo

Notícias em primeira mão dos bastidores do futebol, informações exclusivas sobre o seu time, novidades do mercado da bola e o melhor do jornalismo esportivo em um só lugar. Só para assinantes UOL!

Clubes tentam pressão, mas Maia mantém ideia de caducar MP do Mandante

Rodrigo Maia, presidente da Câmara dos Deputados - Najara Araújo/Câmara dos Deputados
Rodrigo Maia, presidente da Câmara dos Deputados Imagem: Najara Araújo/Câmara dos Deputados

Do UOL, em São Paulo

25/08/2020 04h00

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), ainda não levou a Medida Provisória (MP) 984/2020 para votação na casa e nem pretende tomar tal atitude dentro do prazo de 120 dias para analisar o texto. O congressista releva a pressão de clubes para apreciação do texto que discute o modelo de negociação e divisão de direitos de transmissão no futebol e segue com o desejo de deixá-lo caducar em meio à pandemia do novo coronavírus. Os políticos teriam que fazer considerações sobre o despacho de Jair Bolsonaro (sem partido) até meados de outubro. Porém, não há qualquer previsão para discussão sobre o tema.

Um dos motivos para o deputado ser favorável à ideia de caducar a MP do Mandante é a forma como houve o despacho. O congressista crê que deveria haver uma discussão mais profunda antes da publicação do texto por parte de Bolsonaro. O governo federal não consultou clubes, profissionais do esporte e nem políticos à época. As manifestações dos clubes na última semana em um movimento que tentava pressionar a Casa também não surtiu nenhum efeito na análise de Maia. (Por Thiago Fernandes)

Atlético-MG terá 25% de venda se Otero ficar no Corinthians após empréstimo

O Atlético-MG liberou Rómulo Otero em empréstimo gratuito para o Corinthians no mercado da bola. O venezuelano assina por um ano com os paulistas. No entanto, se permanecer no Parque São Jorge após o vínculo por empréstimo, os mineiros ficarão com 25% de uma futura venda do atleta. A divisão dos direitos está estabelecida em contrato. A negociação foi feita para evitar a prorrogação do compromisso na Cidade do Galo. O vínculo do jogador de 27 anos se encerra em julho de 2021. Não havia o desejo de manutenção em Belo Horizonte, mas o temor de que ele se destacasse no Timão e não gerasse receita em um eventual negócio. (Por Samir Carvalho e Thiago Fernandes)

Viagem de diretores no SPFC: Conselheiros fazem requerimento para análise

Um grupo de conselheiros do São Paulo fez um requerimento para a análise das despesas da viagem para a Europa de Elias Barquete Albarello, diretor executivo financeiro, e Rodrigo Gaspar, que era o diretor administrativo até fevereiro. O UOL Esporte teve acesso ao relatório e, após a publicação da reportagem sobre o caso, no dia 6 de agosto, os conselheiros decidiram pedir a análise do caso no Comissão de Ética. Na prestação de contas havia notas com gastos como ônibus de turismo (city tour), entrada para museus e até 1 euro para o pagamento de elevador de shopping center (sendo que no local há escada rolante gratuita). (Por José Eduardo Martins)

Fla-Konami: contrato prevê torneio de PES entre os jogadores

O contrato entre Flamengo e a Konami prevê ganhos de 6,5 milhões ao clube por exclusividade no game Pro Evolution Soccer (PES), mas há outras contrapartidas embutidas no acordo. Uma delas é que a empresa irá custear e organizar uma competição relacionada ao jogo com a presença de jogadores do Flamengo. Para divulgar seus produtos, os japoneses terão por duas vezes no ano toda a base de dados de e-mails de fãs rubro-negros para fazer suas ações. A marca estará estampada no uniforme de treino do Fla, em placas no Ninho do Urubu e no painel das entrevistas coletivas. (Por Leo Burlá)