Topo

CBF quer diretor moderno para reestruturar departamento de seleções

Ednaldo Rodrigues, presidente da CBF, busca diretor para vaga de Juninho Paulista - Lucas Figueiredo/CBF
Ednaldo Rodrigues, presidente da CBF, busca diretor para vaga de Juninho Paulista Imagem: Lucas Figueiredo/CBF

Bruno Andrade, Gabriel Carneiro, Igor Siqueira, Danilo Lavieri, Pedro Lopes e Rodrigo Mattos

Do UOL, em Doha (Qatar)

12/12/2022 04h00

Classificação e Jogos

A cúpula da CBF (Confederação Brasileira de Futebol) tem a ideia de contratar um diretor de futebol com perfil moderno e profissional que seria o condutor de um novo projeto esportivo para a seleção brasileira nos próximos anos.

Há uma pressão política por um nome mais tradicional, o que parece distante no momento da intenção nos bastidores, segundo apurou o UOL Esporte. O presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, ainda não deu sinal do rumo que vai tomar após a eliminação da Copa do Mundo.

O perfil pensado na CBF é de um diretor como Thiago Scuro, com seu projeto construído no Red Bull Bragantino. Algo similar também é enxergado na confederação em Gabriel Lima, no Cruzeiro. Não significa que esses serão os nomes para o cargo, mas o modelo almejado é similar ao deles nos clubes.

O conceito do projeto começou a ser pensado pela CBF mesmo antes da Copa do Mundo. Houve um esboço do que seria o plano para os próximos quatro anos, com intenção de traçar bases para o futuro. Mas ainda não houve convite para qualquer dirigente executar esse projeto.

Scuro tem bom trânsito na CBF, mas não se sabe sequer se poderia aceitar um cargo na entidade. Recentemente, foi promovido dentro da estrutura do Red Bull Bragantino e tem metas a longo prazo no conglomerado estrangeiro. Ele já recusou o Palmeiras. Gabriel Lima também é um pilar do trabalho do Cruzeiro.

Scuro - Ari Ferreira - Ari Ferreira
Thiago Scuro, head de futebol do Bragantino
Imagem: Ari Ferreira
Gabriel - Gustavo Aleixo/Cruzeiro - Gustavo Aleixo/Cruzeiro
Gabriel Lima, CEO do Cruzeiro
Imagem: Gustavo Aleixo/Cruzeiro

Quem fosse contratado faria a integração entre todos os departamentos da seleção, incluindo time principal e base. No último ciclo de Copa-2022, o coordenador da base, Branco, trabalhou em separado de Tite, embora houvesse alguma interação.

Outra linha para a diretoria da seleção é o lobby político que tem sido feito em favor do ex-presidente do Corinthians Andrés Sanchez. Ex-diretor da seleção entre 2011 e 2012, ele tem o nome cogitado entre políticos dentro da CBF.

A questão é que as três menções do ex-dirigente corintiano em notícias ligando-o à seleção deixaram Ednaldo Rodrigues contrariado. Além disso, ele é dono de um perfil mais político do que técnico. Por isso, o nome é visto como improvável por certas fontes dentro da CBF. Mas, como há lobby por ele, não é possível de descartar.

Juninho - Gabriel Carneiro/UOL Esporte - Gabriel Carneiro/UOL Esporte
Juninho Paulista deverá deixar o cargo na CBF que ocupa desde julho de 2019
Imagem: Gabriel Carneiro/UOL Esporte

O atual coordenador da seleção, Juninho Paulista, tem sua saída como bastante provável. A ideia na cúpula da CBF é fazer uma limpa no departamento da seleção, inclusive na comissão técnica. Mas é preciso ressaltar que Ednaldo ainda não se pronunciou sobre o caso.

Ednaldo Rodrigues ainda trabalha com a possibilidade de, além de um novo diretor, contratar outro profissional "secundário" para fazer um papel mais institucional e de meio-campo com os jogadores. De preferência, que seja um nome com história dentro da seleção e que venha a ser respeitado pelo grupo, como, por exemplo, de algum pentacampeão do mundo em 2002.

A contratação de novos dirigentes tem ligação direta com a escolha e procura do técnico da seleção. Ednaldo Rodrigues definirá o treinador e tem a palavra final. Por enquanto, leva essa decisão sozinho. Mas, se contratar um diretor de futebol, certamente esse dirigente atuaria como um consultor para o dirigente máximo da confederação.

O UOL News Copa fala sobre a possibilidade de Messi superar Maradona, a troca de mensagens divulgadas por Neymar, a recepção de Tite no Brasil, a definição dos finalistas da Copa e mais! Confira: