Topo

Conmebol chama Ronaldo e grupo do penta, mas só argentinos homenageiam Pelé

Alejandro Domínguez, presidente da Conmebol, em homenagem a Pelé - Igor Siqueira/UOL
Alejandro Domínguez, presidente da Conmebol, em homenagem a Pelé Imagem: Igor Siqueira/UOL

Do UOL, em Doha

11/12/2022 09h48Atualizada em 11/12/2022 14h27

Classificação e Jogos

A Conmebol realizou um evento para homenagear Pelé, hoje (11), em Doha, mas a ocasião não teve ex-jogadores brasileiros presentes. A representação boleira acabou sendo de um argentino, o ex-lateral Javier Zanetti.

Pessoas ligadas à Conmebol disseram ao UOL Esporte que ex-jogadores brasileiros foram chamados para a ocasião e citou Roberto Carlos, Ronaldo Fenômeno, Cafu e Kaká. Só que nenhum deles apareceu.

A participação brasileira no evento ficou a cargo de Fernando Sarney, um dos vice-presidentes da CBF e membro dos conselhos da Fifa e da Conmebol.

O discurso do ex-lateral argentino não estava previsto no protocolo, mas aconteceu após o convite de um dos apresentadores do evento — que também é argentino.

"Pelé foi inspiração para muitos do futebol. Mandamos todas as forças para que se recupere. O que Pelé transmite é motivo de orgulho. Ele nunca dividiu. Sempre quis unir. Pelé é um grande exemplo", disse Zanetti.

Nos últimos dias, entre os ex-jogadores brasileiros que apareceram em Doha constam Ronaldo Fenômeno, Cafu, Roberto Carlos e Kaká.

Em relação ao lateral-esquerdo, o UOL apurou com pessoas próximas que o convite da Conmebol chegou na noite anterior e Roberto Carlos já tinha compromissos. Do lado de Ronaldo, a informação é que o Fenômeno também passou o dia em compromissos e não conseguiu comparecer. O UOL também procurou Cafu e atualizará a matéria assim que obtiver retorno.

Outro argentino que estava no evento da Conmebol é o ex-goleiro Nery Pumpido, que é secretário-geral adjunto e diretor de desenvolvimento da entidade.

A Conmebol usou a ocasião para sugerir à CBF que substitua três estrelas no uniforme da seleção por três corações, em homenagem a Pelé, fazendo referência à cidade mineira em que o Rei do Futebol nasceu.

Alejandro Domínguez, presidente da Conmebol, ao lado de camisa da seleção com três corações em homenagem a Pelé - Divulgação/Conmebol - Divulgação/Conmebol
Alejandro Domínguez, presidente da Conmebol, ao lado de camisa da seleção com três corações em homenagem a Pelé
Imagem: Divulgação/Conmebol