Topo

'Amarga história de azar': como jornais ingleses reagiram à queda na Copa

Seleção britânica perdeu para a França por 2 a 1 e deu adeus ao torneio no Qatar - Adrian DENNIS / AFP
Seleção britânica perdeu para a França por 2 a 1 e deu adeus ao torneio no Qatar Imagem: Adrian DENNIS / AFP

Do UOL, em São Paulo

10/12/2022 19h45

Classificação e Jogos

A eliminação da Inglaterra na Copa do Mundo, ocorrida na tarde de hoje em jogo contra a França que acabou em 2 a 1 para os atuais campeões do torneio, foi classificada como "amarga" pela imprensa britânica.

Logo depois do apito final do brasileiro Wilton Pereira Sampaio, os jornais locais evitaram críticas pesadas ao elenco de Gareth Southgate e usaram, por outro lado, um tom de lamentação.

"Pela enésima vez, a Inglaterra foi deixada para refletir sobre uma amarga história de azar. Esta era para ser a noite em que tudo se encaixava contra os campeões mundiais, alinhando mentalidade com qualidade e com lições do passado ajudando a Inglaterra a uma vitória histórica. Isso não aconteceu", iniciou o The Guardian.

O Daily Mail ressaltou o longo tempo da seleção local sem títulos — a Inglaterra faturou a Copa apenas uma vez, em 1966.

"A espera tortuosa da nação pela glória no cenário internacional continuará depois de um pênalti crítico falhado por Harry Kane", iniciou. "As esperanças de uma nação foram frustradas com a queda na Copa do Mundo", prosseguiu o veículo.

"A Inglaterra está fora e dói"

Considerado um dos mais tradicionais da região, o jornal The Independent fez um rápido panorama dos fracassos recentes da seleção tanto no mundial quanto na Eurocopa.

"A Inglaterra está fora de um grande torneio novamente, como estava há doze anos [Copa de 2010], quando as performances não correspondiam às expectativas; como eram oito anos atrás [na Copa de 2014], quando terminaram em último lugar no grupo; como eram há seis anos [na Eurocopa de 2016, eliminada para a Islândia], quando sem dúvida a derrota mais embaraçosa de sua história cimentou um sentimento de apatia em torno desta equipe. Mas desta vez, a Inglaterra está fora e dói", publicou.

Por fim, o The Sun estampou em seu site o título "Harry Pain", uma ironia com o nome do atacante Harry Kane, que desperdiçou um pênalti já no 2° tempo do duelo contra os franceses. "Pain", em inglês, significa "dor".