Topo

Ex-jogadores e jornais ingleses detonam Wilton: 'Uma piada de árbitro'

Atuação do árbitro brasileiro em Inglaterra 1x2 França foi bastante questionada  - Hannah Mckay/Reuters
Atuação do árbitro brasileiro em Inglaterra 1x2 França foi bastante questionada Imagem: Hannah Mckay/Reuters

Do UOL, em São Paulo

10/12/2022 18h52

Classificação e Jogos

A atuação do brasileiro Wilton Pereira Sampaio em Inglaterra 1x2 França, jogo das quartas de final da Copa do Mundo ocorrido hoje, foi bastante criticada no país britânico.

Ainda durante o 2° tempo, o árbitro virou alvo tanto de ex-jogadores ingleses quanto da própria imprensa local, que não perdoou possíveis erros cometidos pelo juiz.

"Ele teve uma noite de pesadelo absoluto. É uma piada de árbitro. Não estou dizendo que isso gerou a derrota da Inglaterra — as pessoas dirão que são desculpas —, mas ele é apenas um árbitro ruim com classificação ruim", disse Gary Neville, ex-lateral da seleção.

Outro ídolo inglês que não perdoou a arbitragem de Wilton foi Gary Lineker, ex-atacante que defendeu seu país entre os anos 80 e 90.

"Um dia destes, apenas uma vez, podemos obter uma decisão a nosso favor", ironizou o ex-jogador, que hoje atua como comentarista esportivo. O ex-goleiro Rob Green foi outro a contestar: "ainda não sei por que não foi marcado um pênalti no 1° tempo".

Wilton Pereira Sampaio apitou Inglaterra x França pelas quartas de final da Copa - Adrian DENNIS / AFP - Adrian DENNIS / AFP
Wilton Pereira Sampaio apitou Inglaterra x França pelas quartas de final da Copa
Imagem: Adrian DENNIS / AFP

Entre os jornais, o brasileiro também virou motivo de revolta. "Os jogadores da Inglaterra vão lamentar a atuação do árbitro, que não fez nenhum favor a eles e perdeu algumas decisões importantes", disse Rob Dorsett, jornalista da Sky Sports. O veículo, aliás, deu nota 1 para o juiz.

O Daily Mail foi mais incisivo. "Wilton Sampaio cometeu uma série de erros durante a partida", iniciou o tabloide. "O brasileiro foi apenas VAR na última Copa, já havia recebido críticas no Qatar e cometeu uma série de erros na queda inglesa", finalizou.

Errata: este conteúdo foi atualizado
Diferentemente do que foi publicado no texto, Gary Neville não foi campeã mundial de 1966. O erro foi corrigido.