Topo

Fifa deixa em aberto fórmula para Copa-2026 e trabalha com três opções

Arsène Wenger, chefe de desenvolvimento de futebol da Fifa - Getty Images
Arsène Wenger, chefe de desenvolvimento de futebol da Fifa Imagem: Getty Images

04/12/2022 08h01

Classificação e Jogos

A Fifa ainda não definiu o formato que irá adotar na Copa de 2026 para acomodar 48 times. Foi o que afirmou o chefe global de desenvolvimento da entidade, Arsène Wenger. Sua citação abriu a possiblidade de três formatos diferentes para o Mundial.

A Fifa aumentou o tamanho do Mundial de 32 seleções para 48 no total a partir da edição a ser realizada nos EUA, México e Canadá. Uma decisão inicial do Conselho da entidade, cúpula do poder do futebol, tinha indicado que as equipes passariam a estar divididas em 16 grupos com três times cada.

Mas Wenger deixou claro que, por enquanto, ainda não há uma definição. "Estamos pensando na próxima Copa. Não está decidido, 16 grupos de três, 12 grupos de quatro, dois lados com 24 times. Vamos decidir no próximo ano", explicou ele.

As duas primeiras opções são conhecidas: seriam classificados 32 times para um mata-mata inicial. A partir daí, um jogo classificatório levaria às oitavas-de-final. O dirigente não detalhou como faria uma fórmula com dois lados de 24 times.

Sua visão é de que o aumento da Copa é benéfico por levar mais desenvolvimento para o futebol pelo mundo.

"Temos que achar 16 times melhores (para a Copa). Temos quatro times na África, outros quatro na Europa. Atualmente a Copa só representa 25% dos países. Será uma maior oportunidade de desenvolvimento para os times", analisou Wenger. "Se os times tiverem oportunidade de jogarem no palco mundial, vão se desenvolver."