Topo

Números mostram que Neymar apanhou contra Sérvia mais que Maradona em 1986

Neymar se machucou na Copa do Mundo 2022                              - JEWEL SAMAD / AFP
Neymar se machucou na Copa do Mundo 2022 Imagem: JEWEL SAMAD / AFP

Colunista do UOL

25/11/2022 04h00

Classificação e Jogos

Não há jogador nesta Copa do Mundo realizada no Qatar que esteja apanhando como o atacante Neymar, da seleção brasileira.

Com nove faltas recebidas sem sequer completar o jogo (deixou a estreia no minuto 79, com dores no tornozelo), ele se tornou o atleta mais caçado da primeira rodada da fase de grupos.

Mais impressionante ainda, suas nove faltas estão acima até do recorde de infrações recebidas por um único jogador em Copas do Mundo: Diego Armando Maradona, no Mundial de 1986, no México, segundo números da Opta Sports.

Na Copa em que "ganhou sozinho" para a Argentina, Maradona recebeu 53 faltas nos sete jogos disputados, uma média de 7,5 infrações por partida.

O próprio Diego fez menção ao seu "recorde" em uma postagem no final da Copa de 2018, destacando o levantamento da Opta Sports e mostrando que ele estava também no segundo e terceiro lugares no ranking de jogadores que mais haviam recebido faltas em Copas. "Quando falam de 'fair play', não podem esquecer todos os pontapés que nós levamos até chegar a isto", pedia.

die - Reprodução web - Reprodução web
Matthaus tenta parar Maradona na final da Copa de 1986
Imagem: Reprodução web

Gravemente lesionado no tornozelo durante o Mundial de 1990, na Itália, Maradona ainda assim resistiu e levou a Argentina a um brigado vice-campeonato contra a Alemanha. Na ocasião, recebeu 50 faltas nos sete jogos disputados (7,14).

Na sua primeira Copa disputada, na Espanha, em 1982, Maradona também acabou caçado pelos adversários — ele sempre justificou a voadora no estômago de Batista como uma reação acumulada à violência sofrida naquele torneio.

O volante brasileiro não tinha nada a ver com a história, mas pagou com a própria saúde ao levar um golpe brutal do argentino que foi expulso e encerrou, ali, sua participação naquela edição, com 36 faltas recebidas em 5 partidas (média de 7,12 por jogo).

ney - Giuseppe CACACE / AFP - Giuseppe CACACE / AFP
Neymar é consolado por Thiago Silva após sentir dor no tornozelo em Brasil x Sérvia na Copa do Mundo
Imagem: Giuseppe CACACE / AFP

No chão e na frente

Na comparação com os outros jogadores que atuam na Copa do Mundo do Qatar, Neymar ficou muito, mas muito acima, do segundo colocado: Gavi, da Espanha.

Com cinco faltas, o atacante brasileiro igualou o espanhol ainda no primeiro tempo do duelo realizado na tarde de ontem.

Depois de Gavi, o ranking tem uma série de jogadores com quatro faltas sofridas. Alguns deles são Bale, Hakimi, Bruno Fernandes, Ismaila Sarr, Hazard, Mason Mount, Enner Valencia, Alidu Seidu, Theo Hernández e Lewandowski.

O UOL News Copa analisa a vitória da Seleção Brasileira, a lesão de Neymar, Richarlison se tornando ídolo, os primeiros países classificados e mais notícias do Mundial. Confira: