Topo

Copa 2018

Ela transformou russo que virou meme em 'psicoxinha': 'Vai trazer o hexa'

Shirley Cândido preparou salgado para homenagear Yuri Torsky, torcedor russo da seleção brasileira; quitutes têm feito sucesso nas redes sociais - @shicandido/Instagram
Shirley Cândido preparou salgado para homenagear Yuri Torsky, torcedor russo da seleção brasileira; quitutes têm feito sucesso nas redes sociais Imagem: @shicandido/Instagram

Emanuel Colombari

Do UOL, em São Paulo

06/07/2018 00h23

Shirley Cândido ganhou destaque nas redes sociais em 2018 por um motivo bastante inusitado: as coxinhas que prepara. Depois de elaborar salgados com as feições do presidente Michel Temer, do atacante Neymar e até do Canarinho “Pistola”, mascote da seleção brasileira, a publicitária e cozinheira mineira apresentou mais uma novidade nesta quinta-feira: a coxinha com o rosto de Yuri Torsky.

Veja a tabela completa, as datas e as chaves das quartas de final
Simule os resultados das quartas de final 
Neymar S/A: a engrenagem por trás do maior jogador de futebol do Brasil

Se você não reconheceu o homenageado pelo nome, vale a apresentação: Yuri Torsky é o torcedor russo que viralizou nas redes sociais após sua imagem ser exibida na transmissão da partida Brasil 2 x 0 México pelas oitavas de final da Copa do Mundo de 2018, na Rússia. Segurando uma bandeira brasileira, Yuri ganhou vários apelidos e se tornou meme nas redes sociais.

Yury Torsky ficou conhecido no Brasil após aparecer segurando bandeira em jogo contra o México - VK - VK
Yury Torsky ficou conhecido no Brasil após aparecer segurando bandeira em jogo contra o México
Imagem: VK

E foi das mãos de Shirley Cândido, dona de um ateliê culinário em Governador Valadares (MG), que nasceu a nova homenagem ao torcedor russo. “Eu não acredito que é a coxinha do Dementador do Hexa, o Hanson das Trevas, o Vinny Mexe a Cadeira da Deep Web”, publicou a mineira em sua conta no Instagram, batizando o quitute de “psicoxinha”.

Em papo rápido com o UOL Esporte, ela explicou o processo de criação de sua nova coxinha. “Eu faço tudo à mão mesmo. Faço a massa e modelo com ajuda de uma faca, de um palito de churrasco. Bem artesanal mesmo”, disse Shirley. “Sempre desenhei e sempre cozinhei. Essa foi a forma de unir as coisas. Estudei design gráfico, e fazíamos muitos trabalhos manuais na faculdade. Eu já gostava muito. Faço tudo sozinha - eu e a zoeira”, brinca.

A cozinheira/designer/publicitária é discreta na hora de falar de vendas dos salgados de seu ateliê. Mas admite que se tornou mais reconhecida desde que passou a divulgar suas peculiares coxinhas nas redes sociais.

“Muita gente passou a me conhecer e sou muito grata por isso. Eu amo tudo o que eu faço, tanto os desenhos quanto as coxinhas”, afirma.

Na conversa com a reportagem, Shirley diz que não tem um cronograma de homenagens. Mas reconhece que, se tudo der certo, um nome de destaque da seleção brasileira deve ganhar uma coxinha personalizada: o atacante Philippe Coutinho.

“Vou fazendo de acordo com o dia que estou mais atentada (risos). As coisas vão surgindo e eu aproveito o momento. A coxinha do russo foi assim: ele virou nossa mascote por acaso, e agora vai trazer o hexa junto com os jogadores”, projeta ela, otimista. “Acho que o próximo pode ser o Philippe Couxinho. Não penso muito antes de fazer”, acrescenta, em meio a mais risadas.

Copa 2018