Topo

Copa 2018

Rival do Brasil na estreia da Copa, Suíça arranca empate da Espanha

Do UOL, em São Paulo

03/06/2018 17h49

No último amistoso em casa antes da Copa do Mundo da Rússia, a Espanha não passou de um empate por 1 a 1 com a Suíça neste domingo (3), em Villarreal, mas aumentou a sua série invicta às vésperas do início do torneio.

Confira a tabela completa e o calendário de jogos
Simule os classificados e o mata-mata do Mundial
DOC: a Rússia Gay que não pode sair do armário

Vindos de goleada por 6 a 1 sobre a Argentina, os donos da casa saíram na frente no primeiro tempo, com Odriozola, mas cederam o empate na etapa final, depois de várias modificações nos dois times. Ricardo Rodríguez anotou para a seleção visitante, que será a primeira adversária do Brasil no Mundial – dia 17 em Rostov. 

Ambas as seleções europeias ainda têm um amistoso antes de estrearem no Mundial. A Suíça enfrenta o Japão na próxima sexta-feira, diante da torcida, na cidade de Lugano, um dia antes de a Espanha encarar a Tunísia em Krasnodar (Rússia).

O melhor: Odriozola aproveita chance

Odriozola comemora gol da espanha em amistoso contra a Suíça - HEINO KALIS/REUTERS - HEINO KALIS/REUTERS
Imagem: HEINO KALIS/REUTERS

Substituto de Carvajal, do Real Madrid, que se lesionou no final da Liga dos Campeões e corre contra o tempo para estar 100% no Mundial, Odriozola assumiu a titularidade da lateral direita da Espanha e não decepcionou. Bem tanto na defesa como em ultrapassagens no ataque, o jovem de 22 anos ainda anotou o gol espanhol no primeiro tempo em belo chute de primeira da entrada da área.

O pior: Dzemaili passa despercebido

Dzemaili, da Suíça, e Koke, da Espanha, disputam a bola em amistoso - Alberto Saiz/AP - Alberto Saiz/AP
Imagem: Alberto Saiz/AP


Sem Xhaka, que se recupera de lesão, mas deve estar na Copa, Dzemaili (à esquerda na imagem) era uma das maiores esperanças de criação da Suíça neste domingo. No entanto, mal tocou na bola na etapa inicial. Para piorar, Embolo, que o substituiu no intervalo, foi bem mais acionado, participando inclusive da jogada do gol de empate.

Mudada, Espanha domina 1º tempo

Os espanhóis se despediram da torcida sem quatro titulares: além de Carvajal, o zagueiro Ramos e o meia Isco, poupados, e o volante Busquets, vetado de última hora por causa de uma gastroenterite, desfalcaram a equipe. Azpilicueta, Thiago e Aspas ganharam a chance entre os titulares.

Mudaram-se os nomes, mas a equipe de Julen  Lopetegui manteve o nível, dominando o rival no primeiro tempo. O gol de Odriozola aos 28 minutos ratificou a superioridade dos donos da casa, que só não construíram vantagem maior porque Sommer fez ao menos duas boas defesas.

Suíça empata na falha de De Gea

Lopetegui e o técnico da Suíça, Vladimir Petkovic, aproveitaram a etapa complementar do amistoso para fazerem testes e promoverem diversas alterações. O panorama do jogo não mudou muito, com a Espanha ditando o ritmo. Uma falha de De Gea, no entanto, custou o triunfo dos donos da casa. Lichtsteiner recebeu de Embolo e bateu colocado. O goleiro espanhol espalmou fraco e Ricardo Rodríguez empurrou para o gol vazio.

Invencibilidade mantida

A vitória escapou, mas a série invicta da Espanha não. Já são 19 jogos seguidos que os campeões mundiais de 2010 não sabem o que é derrota. A última foi na Eurocopa de 2016, quando a equipe caiu diante da Itália nas oitavas de final.   

A Rússia é logo ali

A Espanha integra o Grupo B da Copa do Mundo e estreia no dia 15, contra Portugal. Irã e Marrocos serão os outros rivais da equipe. Já os suíços, depois de enfrentarem o Brasil, terão pela frente Sérvia e Costa Rica no Grupo E.

Espanha 1 x 1 Suíça

Data: 03/06/2018
Local: Estádio de la Cerámica, em Villarreal (Espanha)
Hora: 16h (de Brasília)
Gols: Odriozola, aos 28 minutos do primeiro tempo. Ricardo Rodríguez, aos 16 minutos do segundo tempo. 

Espanha: De Gea; Odriozola (Nacho), Piqué, Azpilicueta e Alba; Thiago e Koke; Iniesta (Saúl), Silva (Asensio) e Aspas (Vázquez); Diego Costa (Rodrigo). Técnico: Julen Lopetegui.

Suíça: Sommer; Lichtsteiner (Lang), Akanji, Schär (Djorou) e Ricardo Rodríguez; Zakaria e Behrami; Shaqiri, Dzemaili (Embolo) e Zuber; Seferovic (Drmic). Técnico: Vladimir Petkovic.

Copa 2018