Topo

Copa 2018

Danilo canta e tocou até banjo antes do City. Hoje tem 2 irmãos na música

Danilo, lateral do Manchester City, seu irmão Dener, e o pai deles, José Luis, no casamento do jogador, em julho de 2017 - Reprodução/Instagram
Danilo, lateral do Manchester City, seu irmão Dener, e o pai deles, José Luis, no casamento do jogador, em julho de 2017
Imagem: Reprodução/Instagram

Gabriel Carneiro

Do UOL, em São Paulo

04/05/2018 04h00

Eu? Flow Danilo Luiz: Champions e Libertadores. Eles? Jogadores ruins, chorões e perdedores".

A citação ao lateral-direito do Manchester City neste trecho do rap de Álvaro Mamute, Douglas FlowLLaini e Arma Xiss não é de graça. Um dos intérpretes da produção que já tem quase 20 mil visualizações no Youtube é irmão do jogador com passagens por Santos, Porto e Real Madrid, hoje comandado por Pep Guardiola no futebol inglês e postulante a uma vaga na Copa do Mundo da Rússia. Douglas, de 18 anos, é o caçula dos quatro irmãos da família Silva, mas não é o único envolvido no universo da música.

Danilo, lateral-direito do Manchester City - Clive Brunskill/Getty Images - Clive Brunskill/Getty Images
Danilo já fez dois gols pelo Manchester City
Imagem: Clive Brunskill/Getty Images

Além do rap, o pagode também aparece na playlist familiar. Dener, de 23 anos, é produtor musical e vocalista do grupo "Curt'aê". Em churrascos, casamentos, festas e eventos, especialmente no interior de Minas Gerais, o irmão de Danilo e mais sete companheiros lembram pagodes históricos, tocam versões de sucessos do rap ou do sertanejo e ainda sete faixas autorais, quase todas puxadas para o lado romântico. A música de trabalho atual é "Quer namorar comigo?", em que o irmão de Danilo canta que viu "uma morena linda, com o sorriso especial".

Antes da "Curt'aê", Dener chegou a ter planos na música ao lado do irmão. E esse irmão não é Douglas... "Eu passo vergonha perto do Danilo. Ele canta muito bem, uma voz legal, solta, bem postada, muito bacana mesmo", elogia o irmão três anos mais novo que o lateral do City.

"O Danilo tem uma ligação forte com a música, sempre gostou muito. Na família eu fui o primeiro a ganhar instrumento, foi um violão, mas eu sou canhoto e o violão era para destro, então ele roubou de mim e tocava. Quando a gente era criança conversamos umas vezes de fazer dupla, tocar em tal lugar, mas não deu muito certo (risos). Sei que ele pegou um cavaquinho para aprender, mas disse que era duro e machucava o dedo, então parou. Aí comprou o banjo, mas não sei se ele está aprendendo ou encostou de vez", se diverte Dener, em entrevista ao UOL Esporte.

A dupla formada por Danilo e Dener teve uma de suas únicas apresentações nas férias do ano passado, quando a banda do irmão mais novo tocou no casamento do jogador e a "voz bem postada" animou os convidados.

Se Danilo se arriscou na música, Dener também tentou o futebol. Ele treinava no interior de Minas Gerais sem compromisso, até que Danilo se ofereceu para ajudar nos tempos em que defendia o Porto, em Portugal. O atual vocalista da "Curt'aê" jogou na base do Apadroense, um time da Terceira Divisão do país, e também disputou uma edição do Campeonato Carioca sub-20 com a camisa do Friburguense, no Rio de Janeiro. Em vez de se profissionalizar, ele imaginou que a carreira não seria exatamente um sucesso e pendurou as chuteiras.

"Foi durante umas férias que amigos se juntaram para fazer um sambinha, daí surgiu o interesse em fazer algo mais sério, com rotina, ensaios, estúdio. Eu sempre tive gosto por música, mas foi só neste momento que surgiu essa veia realmente voltada a ser um profissional. Eu já tinha 20 anos e decidi cantar. Não foi algo que eu procurei, aconteceu. Aí surgiu a banda, em 31 de dezembro de 2013", diz Dener, que ainda trocou a faculdade de Ciências Exatas por Administração de Empresas e hoje, além da banda, cuida de assuntos do irmão boleiro.

Irmãos de Danilo, do Manchester City - Montagem sobre Reprodução/Instagram - Montagem sobre Reprodução/Instagram
Dener é pagodeiro e canta na Curt'aê e Douglas é rapper de composições próprias
Imagem: Montagem sobre Reprodução/Instagram

"Meus mano é tipo City: sem derrota"

"É que eu sou irmão de jogador, então não vem dar bola fora": Douglas, irmão de 18 anos de Danilo, cita várias vezes o jogador no rap "Flow Obina", disponível na internet desde dezembro do ano passado. A música fala exatamente do atacante ex-Flamengo e Palmeiras, mas segue a linha de que "no mundo onde todos querem ser Eto'o" é muito difícil ser Obina, que em vez de "mirar a taça", quer "fugir do rebaixamento", está "sempre de cabeça erguida e dando 100%" e pede "desculpa se eu não sou o 9 que tu pediu". É uma espécie de alegoria da sociedade em forma de rap, em que um dos intérpretes é irmão do jogador.

"Somos quatro irmãos, Danilo, Dener, Denilson e Douglas. O Denilson, como o Danilo, sempre jogou muito, é um canhoto habilidoso, mas infelizmente rompeu ligamento do joelho e parou, desanimou. Hoje ele faz Veterinária porque gosta de cavalos e animais. Já o Douglas é da música como eu, mas mas ele segue essa vertente do rap. É um cara bem crítico, engajado em movimento social, cabeça feita, tem muita opinião. Ele compõe as coisas dele, tem as letras dele, faz batalha de rap na região. Um cara muito especial. Todos temos um carinho muito grande pelo outro, porque viemos de muita dificuldade e crescemos sempre um pelo outro, com nossos pais batalhando demais", diz Dener, em referência aos pais, Baiano e Zezé. Ou melhor, José Luis e Maria José.

Música pra Copa do Mundo?

Campeão inglês nesta temporada, sua primeira após ser comprado pelo Manchester City do Real Madrid por 36 milhões de euros (cerca de R$ 130 milhões, na época), Danilo espera convencer o técnico Tite de que merece uma vaga na Copa do Mundo da Rússia - a convocação final da seleção brasileira será anunciada em 14 de maio. Ele já foi chamado duas vezes por Tite, entrou em campo em uma partida, e disputa com Fagner, do Corinthians, a condição de suplente de Daniel Alves no Mundial. À distância, a família torce por uma convocação que pode dar samba.

"Se ele for para a Copa dá para fazer uma música, a gente vai de carona nessa, é uma boa (risos)", brinca Dener, ansioso pela lista de Tite.

"Ele é muito merecedor, trabalha demais, sempre que está de férias aqui em Minas está cuidando do corpo, tem uma carreira vencedora, é um cara de energia boa. Enfim, estamos na torcida para que ele seja convocado".

Irmãos de Danilo, do Manchester City - Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram
Miguel, filho de Danilo, ao lado dos tios: Denilson (de pé), Douglas e Dener
Imagem: Reprodução/Instagram

Copa 2018