Golpe no WhatsApp promete álbum e figurinhas da Copa do Mundo de graça
Você está colecionado o álbum da Copa do Mundo de 2018? Então, cuidado. Um golpe que coloca dados sigilosos em risco circula em aplicativos de envio de mensagens, como o WhatsApp, o mais utilizado entre os brasileiros, com mais de 120 milhões de cadastrados.
Pessoas têm compartilhado uma mensagem que promete oferecer um exemplar do álbum com 100 figurinhas de graça. O fim do texto leva para um link. Ao clicar no endereço da página, o usuário é direcionado a um questionário, que pede informações pessoais para que o "premiado" tenha acesso ao suposto brinde. É nesse momento que os golpistas se aproveitam para aplicar a fraude.
Ao preencher o cadastro fraudulento, e sempre condicionando ao brinde, o internauta é instruído a compartilhar a mesma mensagem que recebeu. Desta forma, ele deixa o número de celular vulnerável, além de ajudar a distribuir a ferramenta para que outras pessoas possam cair no mesmo golpe.
A Panini, editoria que distribui o álbum oficial da Copa do Mundo, reforça que não realiza promoções por SMS ou aplicativos de mensagens.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.