Waka Waka ou Cláudia Leitte? Qual das músicas da Copa que faz mais sucesso
Copa do Mundo é quase unanimidade. Até mesmo quem não acompanha de perto o futebol no período de quatro anos se interessa pela principal competição do calendário. Para atingir todas as expectativas, ações fora de campo também fazem parte do espetáculo, e a música não ficaria fora. Há pelo menos cinco mundiais, a Fifa e patrocinadores emplacam “hinos” que marcam gerações. Mas, afinal, qual faz mais sucesso?
É impossível alcançar uma medida entre todas as plataformas musicais, mas a reportagem do UOL Esporte se apegou a dois dos mais tradicionais reprodutores audiovisuais para obter uma classificação empírica: Spotify e Youtube. E, conforme imaginado, ninguém supera Shakira e sua marcante Waka Waka (This Time for Africa), tema oficial da Copa do Mundo de 2010 e interpretada pela colombiana ao lado do grupo sul-africano Freshlyground.
No Spotify, Waka Waka soma o total de 168.240.379 de reproduções. Como grau de comparação, We Are One (tema do Mundial de 2014 com Pitbull, Jennifer Lopez e Claudia Leitte) foi tocada 85.509.915 de vezes no aplicativo – seja versão web, desktop ou celular.
A comparação se torna ainda mais vantajosa para a estrela pop colombiana se colocarmos o Youtube como termômetro. Waka Waka ultrapassou 1 bilhão de visualizações (1.767.270.489), enquanto We Are One atingiu “pouco mais” de 619.865.929.
São quatro anos de diferença entre as músicas, obviamente, mas o fenômeno Shakira possui números incomparáveis a outras composições com o carimbo da Copa do Mundo.
O Mundial da África do Sul, aliás, sobra neste quesito de “sucesso”. Wavin’ Flag de K’naan, potencializada como hino da Coca-Cola em 2010, alcançou 39,4 milhões no Spotify e 88 mi no Youtube – números superiores a músicas “lado B” da Copa de 2014 como Dar um Jeito (4,5 mi), Tatu Bom de Bola (1 mi) e La, la, la (38,3 mi).
A música da Coca-Cola para 2014 (The World Is Ours), por exemplo, chega aos 5,8 mi no Spotify e 5 mi em vídeo se juntar a versão global de Aloe Blacc X David Correy com a de Gabi Amarantos com Monobloco.
Temas se popularizaram após África do Sul
Os números frios de Spotify e Youtube mostram como os temas de Copa do Mundo se popularizaram no Mundial da África do Sul, potencializados com o crescimento das redes sociais e das próprias plataformas como o Youtube e o Spotify.
Em 2006, por exemplo, a Alemanha apostou em uma composição mais clássica com Toni Braxton e os tenores Il Divo. The Time of Our Lives, entretanto, acaba ofuscada pela própria versão de Hips Don’t Lie (Bamboo) feita por Shakira para tocar na final do Mundial.
Enquanto o tema oficial da Fifa chega aos 350 mil no Spotify e 6,5 mi no Youtube, a canção da colombiana com Wyclef Jean já foi reproduzia quase 7 mi de vezes na plataforma musical mais popular do momento. Ali começou o reinado da sul-americana no torneio mais importante do futebol.
Interpretada por Ricky Martin há 20 anos, no Mundial da França, La Copa de la Vida possui 7 milhões de visualizações no Spotify e mais de 34 mi no Youtube.
A edição da Coreia do Sul e do Japão, vencida pela seleção brasileira, teve Boom, de Anastacia, como tema: são 130 mil no aplicativo de música e 3 mi no videoclipe hospedado no canal da cantora no Youtube.
Resta agora esperar o novo tema oficial. A Coca-Cola já deu uma amostra com a versão latina de Colors, de Jason Derulo. O tema da patrocinadora tem a interpretação de Maluma para o público da América Latina. A Fifa, porém, ainda não definiu o "hino oficial". Caso tenham dúvidas, é só chamar Shakira. Garantia de sucesso, views e repercussão.
Confira o quando as pessoas ouviram no Spotify as músicas ligadas à Copa:
2014
We Are One - Pitbull feat. Jennifer Lopez and Claudia Leitte – 85,5 milhões
Dar um Jeito - Carlos Santana feat. Wyclef Jean, Avicii e Alexandre Pires - 4,5 mi
Tatu bom de bola (música oficial do mascote Fuleco)– Arlindo Cruz – 1 mi
La, la, la – Shakira feat. Carlinhos Brown – 38,3 mi
The World is Ours - Aloe Blacc X David Correy (versão em português com Gabi Amarantos) - 5,8 mi
2010
Waka Waka (This Time for Africa) - Shakira and Freshlyground – 168,2
Wavin’ Flag - K'naan – 39,4 mi
2006
The Time of Our Lives - Il Divo e Toni Braxton – 350 mil
Hips don’ lie (Bamboo) – Shakira feat. Wyclef Jean – 6,9 mi
2002
Boom – Anastacia – 130 mil
1998
La Copa de la Vida (The Cup of Life) – Ricky Martin – 7 mi
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.