Topo

Figurinhas da Copa

Aumento em preço dos pacotes de figurinha causa revolta nas redes sociais

Figurinhas do álbum oficial da Copa do Mundo - UOL
Figurinhas do álbum oficial da Copa do Mundo Imagem: UOL

Do UOL, em São Paulo

12/03/2018 16h23

O preço do pacote de figurinhas do álbum oficial da Copa do Mundo gerou revolta nas redes sociais. Cada envelope com cinco cromos sairá por R$ 2, um aumento de 100% em relação à edição de 2014. No Twitter, os colecionadores usaram a hashtag “#preçojusto” para criticar o novo valor.

Durante o lançamento do álbum, o CEO da Panini, José Eduardo Severo Martins, justificou o preço por causa dos custos com licenças e materiais para a produção do álbum.

“Essa é uma licença muito cara. Nós temos direitos com a Fifa, um contrato oficial. Depois temos contratos com cada federação e atletas individuais. Temos contratos com todos os países que começam as eliminatórias. É um trabalho que fazemos com cada federação. Esse ano tivemos um aumento do custo das licenças. É uma negociação individual com as federações”, explicou.

“Além de ser um produto caro, é um produto que usa material cotado em dólar. Ao ler os jornais, você vê que o preço da fibra do papel tem aumentado. O silicone que é usado na produção do adesivo é cotado em dólar. A tinta que faz a impressão dos papéis também é cotada em dólar. É um produto caro em dólar e o Brasil teve uma desvalorização cambial de 2014 para cá que nos forçou a ter um aumento no preço”, completou.

Martins ressaltou que o valor é metade do comercializado na Europa e nos Estados Unidos, se olhar apenas pela cotação das moedas. No continente europeu, o pacote de figurinhas custará 1 euro. Já no país norte-americano, o valor será de US$ 1.

O álbum oficial da Copa do Mundo chegará às bancas no dia 20 de março. Quatro dias antes, os colecionadores já poderão comprar as figurinhas em bancas de jornais.

Confira algumas reclamações feitas no Twitter: