Tite leva sustos com 5 nomes certos para Copa; Gabriel Jesus é único alívio

Às vésperas de sua última convocação para amistosos antes da lista oficial para a Copa do Mundo, Tite teve que mudar de planos e adiou em 10 dias o anúncio dos 23 nomes que enfrentarão Alemanha e Rússia em março. Como pano de fundo da decisão divulgada nesta terça-feira está a série de lesões que afetou homens de confiança do treinador.
O caso de Neymar é o que mais chamou a atenção, mas o atacante está longe de ser o único problema monitorado pela comissão de Tite. Na última semana, o treinador viu o meio-campista Fernandinho, o lateral esquerdo Marcelo e o zagueiro Marquinhos apresentarem lesões e deixarem um ar de incerteza para a convocação. Casemiro também não jogará nesta terça pelo Real Madrid, mas a informação inicial é de que se trata apenas de problemas estomacais.
Os cinco jogadores citados fazem parte dos 15 nomes já confirmados por Tite, em entrevista ao UOL Esporte, como certos para a Copa do Mundo. A ausência de cada um deles prejudicaria um dos objetivos do treinador nos amistosos, principalmente contra a Alemanha: testar a sua equipe contra o atual campeã mundial.
As tormentas para Tite tiveram início na última terça-feira, no dia 20 de fevereiro, quando o Real Madrid confirmou que Marcelo sofreu uma lesão no músculo posterior da coxa direita durante o jogo contra o Betis, pelo Campeonato Espanhol. O clube não deu uma previsão de recuperação, mas o lateral é visto como dúvida para o jogo do dia 6 de março contra o PSG pela Liga dos Campeões.
Neste fim de semana, Tite teve três surpresas desagradáveis, duas delas durante o jogo entre PSG e Olympique de Marselha. A mais preocupante é o entorse no tornozelo e fissura no pé sofrido por Neymar. Segundo apuração do UOL Esporte, o atacante passará por uma cirurgia visando a melhor forma na Copa do Mundo e ficará dois meses afastado. O técnico do PSG, Unai Emery, disse que a operação ainda não está confirmada.
Já o zagueiro Marquinhos sofreu uma lesão muscular ma coxa esquerda e também virou desfalque do clube francês. O PSG estima em cerca de uma semana o tempo de recuperação do jogador, que passou a ser dúvida também para enfrentar o Real Madrid.
Por último, Fernandinho sofreu estiramento na parte posterior da coxa esquerda durante a final da Copa da Liga Inglesa entre Manchester City e Arsenal. O clube disse nesta terça-feira que a lesão não é grave, mas evitou estipular prazo para retorno.
Diante desta situação, Tite teria que apresentar na próxima sexta-feira uma lista carregada de asteriscos. Por mais que as perspectivas para Marcelo, Fernandinho e Marquinhos sejam boas para os amistosos, o treinador preferiu trabalhar com a certeza, como fará na convocação do dia 12 de março. Quanto a Neymar, a melhor preparação possível para a Copa do Mundo surge como prioridade.
Um alento
Em meio a tantas notícias de lesões, Tite teve um motivo para comemorar nesta semana: a volta de Gabriel Jesus no duelo do City contra o Arsenal no último domingo. O atacante, titular da seleção, estava dois meses afastado se recuperando de uma lesão no joelho esquerdo.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso do UOL.