Rodrigo Mattos

Rodrigo Mattos

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
ReportagemEsporte

Quatro pontos do contrato do Brasileiro que favorecem a Globo sobre a Libra

O contrato entre Globo e Libra para o Brasileiro de 2025 até 2029 tem como prazo para ratificação esta quarta-feira, dia 10 de abril. A aprovação pelo Conselho Deliberativo do Flamengo derrubou o último obstáculo. Na negociação, foram reveladas cláusulas que favorecem a Globo.

O principal ponto é que os times da Libra terão uma queda de receita no caso de uma equipe do próprio grupo ascender à Série A do Brasileiro.

A Libra é um grupo composto por Palmeiras, Santos, São Paulo, Flamengo, Red Bull Bragantino, Vitória, Bahia, Atlético-MG e Grêmio. O Corinthians está indeciso se vai se manter no grupo.

Houve uma opção da Libra por acertar um contrato com a Globo no valor de R$ 1,3 milhão por TV aberta e TV fechada. Além disso, há adicionais do pay-per-view, variáveis de acordo com a arrecadação.

Mas ficou claro, pelo contrato, que a Globo conseguiu alguns benefícios na relação com os clubes.

Queda da receita por clube

O valor de R$ 1,3 bilhão vale para o número de nove clubes da Libra na Série A. Neste caso, são 171 jogos vendidos para a Globo. No caso de um time ser rebaixado, e só houver oito equipes, o valor cai em 11%.

A questão é que, se um time da Libra ascender à Série A, não há aumento do bolo. Ou seja, se houver dez times da Libra na Primeira Divisão, o total de dinheiro será dividido por mais equipes sem ter acréscimo. Desta forma, todos os clubes já na Série A terão queda de receita.

Isso ocorrerá se times como Guarani, Novorizontino, Ponte Preta ou Ituano subirem para a Série A. Na prática, a Globo pagará menos por mais jogos, já que serão 190 partidas.

Continua após a publicidade

Pay-per-view

Os clubes terão direito a 40% do pay-per-view arrecadado pela Globo. É um percentual maior do que o atual que é de 32%. A divisão será de 45% igual, 30% performance e 25% por cadastro de torcedores no PPV.

A questão é que a Globo pagará a fatia apenas relacionada a oito meses do PPV que é o período de duração do Brasileiro. A emissora ficará integralmente com o pagamento de PPV dos outros quatro meses.

É comum o torcedor manter o serviço mesmo sem jogos ou apenas com Estaduais, nem todos cancelam. Esse dinheiro extra ficará com a Globo sem repasse aos clubes.

Limitador de inflação

O contrato tem um limitador de reajuste da inflação ao contrário do contrato anterior em que não havia restrição. Agora, o primeiro ano tem limite de reajuste de 5%. No segundo, esse percentual sobe para 15%. O mesmo percentual é válido para o terceiro ano. Caso a inflação ultrapasse esse índice, a Globo pode rescindir o contrato.

Continua após a publicidade

Globo tem poder sobre os jogos

Em reunião do Conselho, dirigentes do Flamengo defenderam que haverá mais jogos do time em TV aberta para compensar perdas financeiras. Mas isso depende da vontade da emissora.

Pelo contrato, a Globo pode escolher quais jogos passam em quais plataformas, quais as datas e horários da partidas. Obviamente, isso tem que ser combinado com a CBF ao elaborar a tabela.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

Só para assinantes