Rodrigo Mattos

Rodrigo Mattos

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
ReportagemEsporte

Por que caso de suspensão de Gabigol é visto como único por especialistas

O atacante Gabriel Barbosa, do Flamengo, foi suspenso por dois anos (um ano a ser cumprido na prática) por fraude ao exame antidoping. Há uma discussão sobre a infração e o tamanho da pena, como mostrou o julgamento apertado. Isso se explica porque o caso do jogador rubro-negro é visto como único.

Em abril de 2023, houve uma visita da equipe de antidoping no CT do Flamengo. O relato dos fiscais é de que Gabigol não atendeu ao chamado na hora do exame, depois urinou sem mostrar o pênis, como manda o procedimento, e, por último, entregou o recipiente aberto.

Foi denunciado no tribunal brasileiro antidopagem por tentativa de fraude ao antidoping. Pelo artigo 122 do código antidopagem, a pena é de 4 anos, que pode cair para dois anos por atenuantes. Levou dois anos, a serem cumpridos de abril de 2023 a abril de 2025.

"Se tiver (caso como Gabigol), vai ser alguma coisa do CAS. No tribunal antidopagem, eu confesso que nunca vi com essas peculiaridades. Geralmente, em muitos desses casos, tem algum sigilo. Proteção de dados. A divulgação acaba sendo precária", contou o advogado Maurício Corrêa da Veiga, presidente da comissão de Direito Esportivo do IAB (Instituto dos Advogados do Brasil).

"Confesso que não sei nenhum caso que tenha uma situação análoga do Gabriel. É uma pena muito grande para quem não teve nada encontrado na sua urina. Não vi um indício de fraude. Com exceção de não ter mostrado a genitália. Não vejo o indício de fraude. Vejo mais um erro de atleta do que uma fraude. Não tenho conhecimento de caso análogo. Me parece uma pena excessiva", afirmou o advogado Gabriel Caputo, sócio do Caputo, Bastos e Serra Advogados e professor da CBF Academy.

O que ambos os advogados contam é que são comuns casos em que há uma clara tentativa de fraude. O atleta tenta usar a urina de outro e até pênis artificial. Ou então são casos de esportistas que se recusam a fazer o teste e depois dá positivo.

"Nunca aconteceu. Com essas características. Por isso, é difícil para os julgadores ter uma jurisprudência sobre o caso. Foi um placar apertado", lembrou Veiga.

Neste sentido, Caputo entende que a defesa de Gabriel - feita pelo escritório Bichara e Motta - pediu que o julgamento dele já ocorresse no pleno do tribunal antidopagem para agilizar o recurso direto ao CAS (Corte Arbitral do Esporte). A questão é que os julgamentos definitivos no CAS costumam demorar em torno de seis meses.

"Acredito que apostam (a defesa) no efeito suspensivo. No máximo em um mês conseguem ter esse julgamento do efeito", analisou Caputo.

Continua após a publicidade

Isso porque, se demorar muito o julgamento, Gabriel já cumpriria boa parte da pena e poderia ser absolvido depois. Assim, se conseguir o efeito, o jogador poderia atuar enquanto espera o julgamento definitivo. O Flamengo já informou que vai apoiar Gabigol em seu recurso.

Agora, como o CAS vai analisar o caso de Gabigol é uma incógnita por conta das peculiaridades de sua situação.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

Só para assinantes