Rodrigo Mattos

Rodrigo Mattos

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
ReportagemEsporte

Mundial de Clubes da Fifa aumenta o nó do calendário brasileiro

A CBF citou o Mundial de Clubes da Fifa como um dos motivos para rejeitar o pedido dos clubes da Série A para suspender o Brasileiro durante a Copa América. A competição interclubes, que conta com um plano de expansão da Fifa, tornou-se um obstáculo extra para o calendário do futebol nacional nos próximos anos.

Em 2024, há três jogos previstos para o campeão da Libertadores pelo Mundial de Clubes. Dois deles têm datas previstas, 14 e 18 de dezembro. A terceira partida, que é o confronto entre times da Conmebol e da Concacaf, ainda não tem data definida. Esse jogo extra foi incluído pela Fifa nesta temporada.

Pois bem, a CBF alegou aos clubes que não poderia botar as finais da Copa do Brasil após o Brasileiro, que acaba em 8 de dezembro, por conta do impacto desse Mundial. Haveria só uma semana.

Mesmo sem o remanejamento de jogos, a CBF pode precisar mexer no calendário do Brasileiro mesmo assim a depender da definição da Fifa de onde vai botar o confronto entre Conmebol e Concacaf. O calendário da entidade não contempla o Mundial porque foi feito antes de a Fifa definir suas datas.

Para 2025, o problema será ainda maior. A Fifa prevê um mês do Mundial ampliado no meio do ano. Estão classificados para a competição Flamengo, Palmeiras e Fluminense.

Assim, a CBF não terá como manter a realização do Brasileiro durante a competição pois três times da Série A estarão fora. O departamento de competições já elabora um plano para este caso. A paralisação deve ocorrer apenas no mês de fato da data dos jogos, sem tempo para os clubes fazerem uma preparação.

A Fifa não é a única a aumentar o número de jogos de seus campeonatos. A Conmebol também tem expandido. A Sul-Americana passou a ter fase de grupos e depois ganhou jogos extras (playoffs) para definição dos times de mata-mata. Anteriormente, tinha criado a Recopa.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

Só para assinantes