Rodrigo Mattos

Rodrigo Mattos

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
ReportagemEsporte

Clubes da Libra se reúnem após Globo enviar proposta oficial por Série A

Os clubes da Libra vão se reunir após receberam em documento a proposta vinculante da Globo para compra dos direitos do Brasileiro a partir de 2025. O valor gira em torno de R$ 1,3 bilhão fixo.

Agora, dirigentes analisam os termos finais do Binding term sheet (compromisso vinculante de negociação) e há um encontro nesta quarta-feira em que debatem se aceitam a oferta. A outra opção é se juntar à Liga Forte Futebol para venda em mega bloco dos direitos do campeonato.

A Libra é composta por nove clubes da Série A: Flamengo, Corinthians, Palmeiras, São Paulo, Red Bull Bragantino, Atlético-MG, Grêmio, Bahia e Vitória. Há ainda times da Série B, como o Santos.

Desde dezembro, Libra e Globo negociam a venda de seus jogos, um pacote com todas as partidas em casa desses times, em torno de dois confrontos por rodada. A emissora sinalizou com uma proposta de R$ 1,3 bilhão naquele mês, mais um percentual do pay-per-view. Mas ainda eram negociados detalhes entre as partes durante o mês de janeiro para se chegar a termos definitivos.

Em paralelo, a Liga Forte Futebol - que reúne os outros 11 times da Série A como Fluminense, Inter, Athletico, Cruzeiro e Vasco e outros da Série B - se aproximou da Libra para tentar uma negociação em bloco. Foi uma iniciativa primeiro do investidor Carlos Gamboa, que comprou 20% dos direitos dos clubes no Brasileiro. E o presidente da FPF, Reinaldo Bastos Carneiro, tem atuado para tentar um acordo entre as partes.

Uma reunião na semana passada, entre os clubes dos dois lados, acabou com a Libra pedindo à LFF garantias de que haveria aumento substancial da venda de direitos no caso de uma venda em bloco unido. Isso porque foram apresentadas estimativas à Libra. Gamboa ficou de procurar recursos para dar uma garantia, que teria de cobrir um valor maior do que o proposto pela Globo.

Nos últimos dias, chegou aos clubes da Libra a versão da proposta vinculante da Globo para compra dos direitos. O documento vinculante estabelece que, uma vez assinado, as duas partes têm compromissos para fechar o negócio. Os dirigentes têm analisado e feito contas em cima da proposta.

Nesta quarta-feira, está previsto que debatam a situação e tomem uma decisão sobre caminho a seguir. Caso aceitem a proposta da Globo, os clubes da Libra dividiriam o bolo de acordo com os seus critérios, 40% igual/30% posição no campeonato/30% audiência. E haveria uma garantia de que todos ganhariam pelo menos o valor atual do contrato do Brasileiro.

No geral, boa parte dos clubes da Libra tem se mostrado favorável à união de todos e formação de liga. Porém, há uma análise de qual a melhor alternativa financeira para o contrato de TV deles.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Veja também

Deixe seu comentário

Só para assinantes