Rodrigo Mattos

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Flamengo tem R$ 170 mi de patrocínio na camisa e se distancia do Palmeiras

O Flamengo calcula que fechará 2023 com R$ 170 milhões em patrocínios referentes ao uniforme do clube. Há uma certeza de aumento significativo para a próxima temporada. Com esses números, o clube carioca tem se distanciado do valor do uniforme do Palmeiras.

Em 2021, o Flamengo tinha um valor de pouco menos de R$ 100 milhões por todos os seus patrocínios de camisas, shorts e meias. Esse montante inclui o contrato com a Adidas.

Em 2021, o Palmeiras assinou a renovação do contrato com a Crefisa para os três anos seguintes em um valor fixo de R$ 81 milhões por ano. O clube ainda recebeu outros R$ 32 milhões da Puma, segundo informação do PVC. Assim, o total é de R$ 113 milhões.

Neste período de três anos, a diretoria rubro-negra fez um novo contrato com a Adidas que quase dobrou o valor. Trocou patrocínios de várias partes da camisa e surfou na onda de casas de apostas.

Para a temporada 2023, o clube estima que a Adidas deve render R$ 60 milhões porque as rendas tiveram leve queda pela falta de títulos. Mas houve reajustes no contrato master de BRB (R$ 45 milhões), Mercado Livre (R$ 21,6 milhões) e Pixbet (R$ 24 milhões).

Há ainda contratos com a Sil (R$ 14 milhões), Tim e Assist Card. Como nem todos os contratos foram assinados no início do ano, o valor estimado é de toda a camisa fique em R$ 170 milhões no ano.

Para 2024, a renovação com Pixbet já foi acertada pelo dobro do preço se for mantido na clavícula. Se não houver acordo com o BRB, há a possiblidade de migração para o master com valor maior. Mas é fato que o clube deve atingir pelo menos R$ 200 milhões pela camisa para o próximo ano.

O clube ainda avalia que os patrocínios fora do uniforme são os que têm mais evoluído, com acordos digitais ou por camisas de categorias inferiores.

Além do Flamengo, o Corinthians também tem a estimativa de R$ 123 milhões em arrecadação com seu uniforme para 2023. É o valor previsto para o orçamento pela consultoria Falconi.

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Em entrevista recente, a presidente do Palmeiras, Leila Pereira, disse que não tinha visto o contrato de patrocínio do Corinthians.

"Não posso dizer que a camisa de um clube é R$ 123 milhões, você viu o contrato? Você não viu. Então como pode falar que a camisa de um clube vale R$ 123 milhões porque falaram?", disse ela.

No final, o maior patrocínio do Brasil, que era do Palmeiras em 2022, ficou agora em terceiro lugar.

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