Só para assinantesAssine UOL
OpiniãoEsporte

Por mais que o campo fale, Tite não escuta. E o Fla sofre...

O campo fala, mas o próprio autor da frase não lhe escuta. E teima. E recua. E insiste no próprio erro. É assustador. E desanimador.

Após duas boas atuações e uma semana inteira de treinos, o Flamengo de Tite voltou a enfrentar o Amazonas. E se complicou tanto quanto no primeiro jogo.

No Maracanã e em Manaus, Pedro resolveu a parada e garantiu a vaga para a próxima fase da Copa do Brasil. Mas o futebolzinho da equipe como um todo... Voltou à mediocridade anterior a essa tão festejada, curta e recente evolução.

Contra o Corinthians e o Bolívar, o Flamengo jogou num 4-4-2, com De la Cruz como segundo volante e Gerson como quarto homem, atuando, com liberdade, pelo setor direito.

Outro fator decisivo: marcou a saída de bola do adversário, avançando em bloco para o campo rival. Foi assim que a equipe rubro-negra deslanchou.

Diante do Amazonas, em Manaus, por incrível que pareça, Tite retornou com o seu 4-3-3 morfético, com dois jogadores atarraxados nas pontas: Gerson pela direita, Cebolinha pela esquerda.

E marcou no bloco médio, com a equipe por vezes espaçada, permitindo contra-ataques perigosos do Amazonas. Deu no que deu.

Além da teimosia, Tite peca por outro problema crônico. Enxerga mal o jogo, demora a substituir e quando o faz, normalmente, escolhe errado.

Arrascaeta esteve mal, desde o início, em Manaus. Substituí-lo por Lorran, no intervalo, era decisão óbvia, que poderia ter mudado o ritmo da partida. Mas a joia rubro-negra entrou aos 90 minutos - para jogar os acréscimos!

Continua após a publicidade

Assim fica difícil.

VETADO

Tite fez as cinco substituições, mas não colocou Gabriel em campo. Não foi por acaso. O presidente Rodolfo Landim já deixou claro que, por sua vontade, o outrora artilheiro rubro-negro não jogaria mais pelo Flamengo. A menos em caso de extrema necessidade. Não foi o caso. Será contra os Millonários? Não creio. E logo chegará a janela de transferências.

Opinião

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL

Deixe seu comentário

Só para assinantes