Só para assinantesAssine UOL
OpiniãoEsporte

Decepcionante Fla de Tite é salvo, de novo, por Léo Pereira

Após 12 jogos na temporada passada e cinco na atual, o Flamengo de Tite ainda é um nada. Não tem esquema tático bem definido, carece de jogadas ensaiadas, e mesmo tendo em seu elenco inúmeros jogadores criativos, notadamente no meio-campo, peca pela falta de criatividade.

Domina territorialmente seus adversários (como aconteceu nos clássicos contra o Vasco e o Botafogo) mas é incapaz de traduzir em gols (ou mesmo em oportunidades para marcar) tal superioridade. É o típico arame liso. Uma enorme decepção.

De que adianta ter quatro jogadores talentosos no meio-campo se a maioria de suas passagens da defesa para o ataque é feita com chutões? Faz sentido insistir tanto nas bolas altas sobre a área, ainda que o jogo contra o Botafogo tenha sido vencido com uma bola delas?

Não dá para ensaiar duas ou três jogadas alternativas ao mero cruzamento que, em 99% dos casos é rebatido pela zaga ou acaba nas mãos do goleiro? É óbvio que dá. E não tê-las depõe diretamente contra o trabalho da comissão técnica.

Tite parece viver um dilema atroz. Amante de um jogo posicional, com dois pontas atarraxados às linhas laterais, a presença do quarteto (Pulgar, Gerson, De La Cruz e Arrascaeta) que se impõe no meio-campo, por sua qualidade, o obriga a jogar com apenas dois atacantes de ofício (fórmula usada, ainda que de formas distintas, por Jorge Jesus e Dorival Júnior, campeões da Libertadores pelo rubro-negro).

E mais: com esse esquema, jogadores de grande mobilidade, como Gabriel e Bruno Henrique, encaixam bem melhor com este meio-campo do que Pedro (um centroavante mais estático) e Cebolinha. Mas o técnico teima com eles.

Na entrevista pós jogo, Tite falou de um jogo que só ele e seu auxiliar Cléber viram. Elogiou até a consistência do rubro-negro nos dois clássicos. Só se foi o fato de ter sido consistentemente ruim em ambos.

Tite promete que haverá evolução à medida que o "processo" (palavrinha muleta que agora serve de desculpa para tudo) caminhar. Por enquanto, está decepcionantemente parado, Apesar da inegável qualidade do elenco que tem nas mãos, o Flamengo de Tite, repito, ainda é um nada.

E irrita profundamente sua torcida que não poupou vaias no segundo clássico decepcionante do rubro-negro no Maracanã.

Continua após a publicidade

O HERÓI IMPROVÁVEL

Com duas intervenções milagrosas, evitando dois gols do Vasco, e o gol de cabeça, ao apagar das luzes, contra o Botafogo, Léo Pereira é o herói do momento do Flamengo, É impensável barrá-lo, mesmo que venha Léo Ortiz.

QUADRANGULAR DO HORROR

De Gregory Alexandre, em superchat na live pós jogo do meu canal no Youtube:

Fla do Paulo Sousa x Fla do Vitor Pereira. Ganhador pega quem vencer o jogo entre o Fla de Sampaoli x e o Fla de Tite. O campeão levanta a Taça Tétrica do Pardal Posicional. O vice leva o troféu Deserto de Ideias.

Opinião

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL

Deixe seu comentário

Só para assinantes