Rafael Reis

Rafael Reis

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
Reportagem

Astro inglês, Kane tem mais que o dobro de gols de brasileiros convocados

Vinícius Júnior, Rodrygo, Galeno, Richarlison, Savinho, Endrick, Pepê e Raphinha. Nenhum dos oito atacantes presentes na primeira convocação de Dorival Júnior como técnico da seleção sequer se aproxima do faro de gol do principal jogador do adversário de amanhã do Brasil.

Harry Kane, capitão da Inglaterra e astro do Bayern de Munique, marcou na atual temporada mais que o dobro de gols do que qualquer homem de frente que o ex-comandante do São Paulo leve a campo em Wembley.

Em 2023/24, o centroavante de 30 anos já meteu 41 bolas nas redes. Em todo o planeta, apenas o francês Kylian Mbappé, do Paris Saint-Germain, comemorou mais vezes do que ele nesse período (44).

Vivendo um dos melhores momentos da sua carreira, Kane ocupa a artilharia do Campeonato Alemão, é o líder disparado da Chuteira de Ouro e divide com Mbappé, Erling Haaland e Antoine Griezmann o posto de goleador máximo da Liga dos Campeões da Europa.

E os brasileiros?

Dentre os convocados de Dorival, Vinícius Júnior é quem mais balançou as redes nesta temporada. Contando os compromissos pela seleção e pelo Real Madrid, ele marcou 18 vezes até o momento.

Já entre os centroavantes, posição em que Kane atua, o desnível da comparação se torna ainda mais gritante. Richarlison (Tottenham) marcou 11 gols e o jovem Endrick (Palmeiras), apenas nove.

Para a sorte do Brasil, a presença do capitão da Inglaterra em Wembley ainda é não certeza. O atacante passou a semana se recuperando de um incômodo no tornozelo sentido no último jogo pelo Bayern e pode ser poupado pelo técnico Gareth Southgate.

Teste para Copa América e eliminatórias

Os compromissos contra Inglaterra e Espanha, duas das principais potências europeias logo no início da "era Dorival Júnior", servem como uma espécie de preparação de luxo (ainda que perigosa) da seleção para seus dois principais objetivos de 2024.

Continua após a publicidade

Em junho, o Brasil vai aos Estados Unidos disputar uma edição especial da Copa América, que contará também com a participação de países da Concacaf. A equipe canarinho está no Grupo D e terá Colômbia, Paraguai e Honduras ou Costa Rica como adversários na primeira fase.

Depois, em setembro, retoma, em rodada dupla contra Equador e Paraguai, a corrida pela classificação para a Copa-2026. Por enquanto, os pentacampeões ocupam apenas a sexta posição das eliminatórias, a última que dá vaga direta para o torneio mais importante do calendário quadrienal do futebol.

Artilharia na temporada

Harry Kane (Bayern de Munique): 41 gols
Vinícius Jr. (Real Madrid): 18 gols
Rodrygo (Real Madrid): 16 gols
Galeno (Porto): 13 gols
Richarlison (Tottenham): 11 gols
Savinho (Girona): 10 gols
Endrick (Palmeiras): 9 gols*
Pepê (Porto): 5 gols
Raphinha (Barcelona): 5 gols

*a partir do segundo semestre de 2023

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

Só para assinantes